Treviso Pizzaria_970x90
CULTURA

Volkstanzgruppe Grünes Tal lança vídeo de dança folclórica filmado em pontos turísticos da cidade de Blumenau

Conheça Blumenau através de uma Dança

09/04/2021 13h00
Por: Redação
Fonte: Nane Pereira Comunicação e Arte
64
Foto: Focco Filmes
Foto: Focco Filmes

Dança folclórica germânica em pontos turísticos de Blumenau. No dia 16 de abril, às 23h59min, o Volkstanzgruppe Grünes Tal lança vídeo integrante do projeto Conheça Blumenau através de uma Dança, onde apresenta um Schuhplattler – sapateado muito popular na Baviera, Tirol e Áustria – gravada em pontos turísticos da cidade. O vídeo foi produzido pela Focco Filmes e será disponibilizado gratuitamente pelo canal www.youtube.com/VolkstanzgruppeGrünesTal.

“Com este trabalho visa-se apresentar o município de Blumenau através de uma dança, criando a conexão entre a história do município, a apresentação de seus pontos turísticos e o folclore germânico. Além de inaugurar uma nova fase do grupo no canal do YouTube. Esperamos que o público curta”, comenta o coordenador do Volkstanzgruppe Grünes Tal, João Paulo Wust.

Além do vídeo, o projeto também pretende homenagear a família Lingner, idealizadores do grupo, resgatando a memória de seus fundadores: Dona Itala e Sr. Ary Lingner (ambos em memória) ao reproduzir o tecido do primeiro traje do grupo. “Sim, pretendemos reproduzir do modo mais semelhante possível, o tecido usado na composição da saia do primeiro traje do grupo, desenvolvido pela Dona Itala em 1993. Com o intuito de resgatar a história do grupo e dispor esta indumentária para uso na atualidade”, afirma Wust.

O atual presidente e familiar dos fundadores do grupo, Jean Carlos da Silva, também ressalta: "Ficamos muito felizes em ser contemplados neste projeto, pois nos possibilitou mostrar o trabalho de continuidade do grupo, sempre lembrando de suas origens, o casal Itala e Ary Lingner”. Hoje, o grupo se encontra sob a gestão da segunda geração da família.

“Neste projeto, conseguimos aliar a divulgação da nossa cidade e fortalecer nossas tradições. É isso que estamos buscando para o grupo, aliar a cultura e o turismo em nossa cidade. Esse é apenas o primeiro passo para grandes mudanças em que o grupo tem trabalhado”, complementa Silva.

O projeto Conheça Blumenau através de uma Dança, de Volkstanzgruppe Grünes Tal, é viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), edital 003/2020, no município de Blumenau.

VOLKSTANZGRUPPE GRÜNES TAL

O grupo de dança folclórica alemã surgiu em Blumenau em setembro de 1992, devido à persistência e dedicação de Ary Lingner e Itala Lingner (ambos em memória), na busca de referências históricas de seus antepassados. A família fundadora do grupo (mais precisamente os irmãos Karl e Albert Lingner), emigrou de Magdeburg (Sachsen- Anhalt) no ano de 1860. A base histórico-cultural do grupo é a cidade de Dresden (Sachsen). Essa escolha se deu pela amizade de Ary com seu antigo chefe, Paul Werner, da empresa Eletroaço Altona S.A. Por conta da falta de informações históricas sobre trajes da região de Dresden, o grupo atualmente conta com trajes Dirndl (trajes do dia a dia). Por não haver informações dos desenhos dos trajes, as únicas informações conseguidas foram suas cores. Por isso, os trajes que compõem atualmente o acervo do Volkstanzgruppe Grünes Tal são todos de desenho simples, Dirndl ou Tanz Kleidung, baseados apenas nas cores dos trajes da cidade.

SERVIÇO
Lançamento do vídeo Conheça Blumenau através de uma Dança, do Volkstanzgruppe Grünes Tal, de Blumenau
No dia 16 de abril, sexta-feira
Pelo canal www.youtube.com/VolkstanzgruppeGrünesTal (se inscreva no canal e ative o sininho para receber as notificações)
Ação gratuita e aberta à toda comunidade
Gravação, edição de vídeos: Focco Filmes.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários