Treviso Pizzaria_970x90
MAIO AMARELO 2021

Maio Amarelo define representantes estaduais e começa a campanha de 2021

Respeito e responsabilidade: Pratique no trânsito

08/04/2021 15h11
Por: Redação
Fonte: Trânsito Web
Foto: Arquivo Pessoal [antes da pandemia]
Foto: Arquivo Pessoal [antes da pandemia]

O Movimento Maio Amarelo, que está na sua 8ª edição com o tema: Respeito e responsabilidade: Pratique no trânsito. Está começando a campanha de conscientização da sociedade para os altos índices de mortes e feridos no trânsito. Entre as primeiras ações estão a escolha dos representantes estaduais e o fechamento de parcerias com empresas para o desenvolvimento da campanha deste ano.

O Movimento acontece anualmente no mês de maio baseado na década de segurança no trânsito da ONU, e a cor amarela, a qual carrega em seu nome, simboliza a atenção e também a advertência na sinalização de trânsito. O objetivo da ação é colocar em pauta para a sociedade o tema trânsito, e estimular a participação da população, empresas, governos e entidades, e para isso tem feito parcerias e também grandes campanhas educativas. 

O Maio Amarelo está presente em 27 países, e também em 21 estados do Brasil, cada um com seu representante escolhido pelo Observatório de Segurança Viária. Na Paraíba a representante deste ano é Abimadabe Vieira, observadora certificada do Observatório Nacional de Segurança Viária e pela sétima vez consecutiva representante estadual do movimento Maio Amarelo da Paraíba.

Carta de nomeação de Abimadabe Vieira como representante do Maio Amarelo no estado da Paraíba.

 

“Foi com muita honra e alegria que recebi essa nobre missão de representar novamente o movimento nacional e internacional Maio Amarelo aqui no estado da Paraíba. Essa missão que hoje chega até mim tem o objetivo de levar mais conscientização e humanização para todos que fazem o nosso trânsito paraibano, é uma grande responsabilidade, mas nós estamos prontos para servir com qualidade” afirma Abimadabe. 

No Brasil são altos os índices de mortes e feridos no trânsito, segundo Abimadabe Vieira o nosso país é uma nação que ceifa a vida de 3.300 crianças todos os anos, e deixa mais de 112 mil sequeladas. “É importante que a gente chame a atenção dessa sociedade para esse cenário, um cenário onde encontramos uma grande violência, não só de sinistros, mas também uma violência verbal, desrespeitosa e descabível” completa. 

Foi pensando assim que o Observatório criou o tema deste ano, trazendo o respeito e a responsabilidade como prática também no trânsito. Para Abimadabe, essa responsabilidade não deve se limitar ao bem material, deixando como reflexão todo o cuidado que se tem com o carro, para que esse cuidado também se reflita na vida e segurança nas estradas. 

Educação e segurança

 

A campanha do Maio Amarelo este ano será novamente de forma remota, com o agravamento da pandemia de Covid-19 no Brasil as ações serão feitas de forma digital. Segundo Abimadabe Vieira a intenção é iniciar os trabalhos do Maio Amarelo na Paraíba com uma sessão de abertura na Câmara dos Deputados do estado, e também nas Câmaras Municipais das cidades de João Pessoa e Cabedelo. 

Outras ações também estão sendo planejadas em parceria com o Instituto Via, Colégio Intensivo, Polícia Rodoviária Federal e outros atores da segurança do trânsito. “Vamos trabalhar de forma remota, de forma online para que a mensagem do Maio Amarelo chegue a todas as casas. Estaremos unidos, com força para que a gente realmente possa produzir vida no trânsito” afirma Abimadabe. 

A pandemia tem mudado a forma como as pessoas interagem e se comportam também no trânsito, o celular tem causado diversos acidentes e acende um alerta para o uso do dispositivo por motoristas. Dados de 2020 mostram que mesmo com o isolamento social, os números de acidentes de trânsito no Brasil quase não sofreram alterações. Com isso Abimadabe deixa também um apelo para que o respeito e responsabilidade andem juntos no trânsito e também no meio virtual.

“O respeito leva você para todos os caminhos, obedeça as sinalizações, valorize a vida. Dê preferência sempre ao mais vulnerável, o nosso amigo pedestre, respeite e sempre tenha responsabilidade, por você e por todos no trânsito” encerra Abimadabe Vieira.

Abimadabe Vieira acompanhada de outros participantes do Maio Amarelo / Foto: Arquivo pessoal [antes da pandemia]

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários