Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Se apertar demais, esmaga!

Por Taiana Bratfisch

Taiana Bratfisch

Taiana BratfischNutricionista com Especialização em Neuropsicologia, Fitoterapia, Modulação Intestinal I, Nutrição Esportiva, Capacitação de Nutrição e Suplementação Esportiva, e Alimentação Especial e Estratégias de Controle da Obesidade E Aspectos Psicológicos e do Emagrecimento. MBA Coaching; Técnica em Nutrição e Dietética pela Uniasselvi. Atuo em Clínica de Nutrição e Estética, Treinamentos, Mentorias, Palestras empresariais, mentora de Cursos na Área do desenvolvimento da Nutrição Comportamental.

06/04/2021 10h59Atualizado há 3 anos
Por: Redação
Fonte: Taiana Bratfisch
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)

Excepcional Dia. Trago esta semana um assunto que diz respeito aos cuidados com a balança. O aumento de peso nesta época parecer ser normal, não? A resposta é: com certeza! Mas se analisarmos, sempre teremos essas fugas, festas, datas alusivas, comemorações, dias do lixo, enfim... e não podemos deixar-nos levar por estes argumentos, pois estaremos em guerra conosco e vira aquele efeito sanfona.

Posso falar em estar “acima do peso”, o “ famoso sobrepeso” ou já estar na obesidade. A obesidade é caracterizada como distúrbio que envolve excesso de gordura corporal, aumentando o risco de problemas de saúde.

Geralmente, a obesidade resulta da ingestão de mais calorias do que as calorias queimadas por exercícios físicos e atividades diárias normais. Vários métodos podem ser utilizados para estimar o total de gordura no corpo, mas a relação peso/altura é a medida antropométrica mais utilizada e a mais simples de se obter.

Uma pessoa está obesa quando o índice de massa corporal (IMC) dela é de 30 ou mais. O sintoma principal é o excesso de gordura corporal, o que aumenta o risco de problemas de saúde graves... Quando percebemos não cabemos mais nas mesmas roupas, aquele botão que se respirar mais forte ele arrebenta, a calça preferida que “esmaga” a barriga e o intestino, que quando tiro fica marca do botão tatuado na pele, apertando demais...

Ufa! Se você que está lendo a matéria está passando por isso, vamos reforçar o pedido: pare tudo que está fazendo e vamos mudar a prosa. Do jeito que está não dá para continuar.

Comer excessivamente também pode ser uma forma de lidar com seus medos e frustrações, ou seja, diante de uma situação adversa o indivíduo recorre à comida, para não entrar em contato com as angústias. "O ser humano não consegue viver sem prazer, precisa de pelo menos um.” Muita gente busca o prazer na comida, o que momentaneamente resolve, mas pode levar a obesidade.

Percebe-se que, neste contexto, podemos recorrer a uma estratégia com planejamento entre a nutrição e a psicologia para termos resultados pontuais e certeiros. Alinhando tudo com o propósito de estabelecer uma ingestão plena e completa, na nutrição elevo ao mais saudável e satisfatório possível.

“A alimentação é extremamente importante para o ser humano, tanto no âmbito biológico, quanto no metafísico, pois possibilita ao indivíduo nutrir-se ao passo que, se bem gerida a sua dieta, pode chegar a um imenso universo de prazer.” (SILVA, 2017).

Este prazer que o autor traz é em nutrir o corpo de alimentos que provocam saciedade e deixam seu organismo equilibrado com aporte ideal de nutrientes, isso tudo sem passar fome, adequando um planejamento ao seu gasto energético diário.

Possuir uma boa alimentação pode, inclusive, ajudar na recuperação de transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Uma alimentação saudável composta por alto consumo de frutas, vegetais, grãos integrais, carnes magras e peixe, ingestão de água, pode garantir uma melhor saúde mental.

A alimentação gera um impacto no nosso cérebro, na cognição e no estado emocional. Alimentação saudável é qualidade de vida. Um planejamento individualizado e a combinação certa de vitaminas, minerais, óleos e gorduras saudáveis, pode ajudar a melhorar nossas funções cerebrais, níveis de energia, memória, além de controlar o nosso sistema emocional e ir ajustando o peso. Decida por você... Volte a usar as suas roupas preferidas.

Quero te dizer que tudo é uma questão de escolha. Tanto para iniciar uma nova fase, quanto para mudar sua rotina alimentar. Com alguns dos parâmetros descritos acima, podemos ajustar a balança e fazer o ponteiro despencar. Não será fácil, mas será totalmente prazeroso.

Cuide-se.

Ame-se.

Beijo da Nutri.

Redes Sociais:

Watts: (47) 997862121  / 3288-3187

Telegram: https://t.me/taianabrnutri

Instagram: taianabratfisch.nutri

E-mail: taianabr.nutri@gmail.com

Facebook: TaianaBratfischNutricionista

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários