Treviso Pizzaria_970x90
PERSONALIDADE

Personalidade em Destaque – Especial Mulheres

Sueli Maria Vanzuita Petry

07/02/2021 09h00
Por: Redação

O Correio Comunitário, tem postado em seu Portal de Notícias, o “Especial Mulheres”, com a intenção de valorizar a atuação das mulheres nos mais diversos  segmentos da sociedade. O critério utilizado para a participação neste editorial é a indicação através de entidades e grupos organizados. E a nossa homenageada de hoje é muito conhecida no meio público e reconhecida pelas personalidade municipais e a comunidade. Servidora pública que faz a diferença na história da nossa cidade, pois desde a infância teve gosto pela leitura e pela pesquisa documental. A sua trajetória de vida e profissional andaram sempre juntas, pois desde a época dos seus cursos universitários, graduação e pós graduação, sempre se interessou pela história da cidade. E é reconhecida por todos os segmentos da sociedade como um “ícone” neste segmento. Vamos conhecer um pouco da sua vida e trajetória profissional que se misturam com a história de construção de nossa cidade.

Sueli Maria Vanzuita Petry – A mulher que faz a diferença na história de Blumenau

Sueli Maria Vanzuita Petry é natural da localidade do Warnow, (Indaial) nasceu em 28 de março de 1949.  Filha do ferroviário José Guilherme Vanzuita e Madalena Cidral, faz parte de uma família constituía por seis irmãs.

Em 1954, a família mudou-se com para a cidade de Gaspar onde o pai passou a ocupar o cargo de Chefe de Estação da Estrada de Ferro Santa Catarina, recém inaugurada, para percorrer o trecho ferroviário Blumenau Itajaí. Com esta transferência familiar a infância e juventude foram  desenvolvidas em Gaspar, cidade que lhe traz saudosas lembranças.

Os estudos iniciais e o Curso Normal, que a credenciou para exercer o magistério, foram realizados no Grupo Escolar Honório Miranda e Colégio Frei Godofredo em Gaspar.

Iniciou suas atividades profissionais no ano de 1969, em Blumenau numa Corretora de Valores. Foi a partir desta data que se iniciou a sua relação mais afetiva com a cidade de Blumenau.  Em 1972, casou-se  com o professor Valdir Anselmo Petry. Com este casamento iniciou-se outra história, ou seja as atividades dedicada ao magistério e anos depois o nascimento do filho Juliano Guilherme que hoje casado com a professora Mara , pais do neto Guilherme Luiz,  esta é a minha família.

Profissionalmente iniciei na rede municipal e estadual de ensino. São muitas as lembranças deste período fazia-se o deslocamento para chegar às escolas do interior, percorrendo estradas empoeiradas, sem calçamento, porém o carinho e o respeito manifestado pelos alunos e a comunidade era como se fosse uma autoridade. 

Formada em História, é Mestre em  Social  – UFSC; Especialista em Administração de Arquivos e Documentação (UFSC).  Entre os anos de 1987 a fevereiro de 2014, no período noturno  foi professora da Universidade Regional de Blumenau – FURB - ministrando aulas nos cursos de História, Moda e Serviço Social.

Apaixonada pelo que faz, durante 46 anos de sua vida profissional esteve atuando, entre outras atividades, no campo na educação.  Foi uma escolha de vida, como uma missão profissional, por muitos anos.

A paixão pela História vem da infância, da curiosidade, das leituras. Assim nasceu o gosto pela pesquisa documental, a qual evoluiu ao dedicar estudos sobre as Sociedades dos Atiradores, objeto da investigação documental durante a realização do seu curso de pós graduação em nível de mestrado, na década dos anos setenta (1976-1979), junto a UFSC.

Neste meio tempo, foi convidada pela municipalidade a organizar o acervo do Arquivo Histórico da cidade. Com a pesquisa, veio o envolvimento com diversas e muitas fontes documentais, referentes à história local e regional. Conhecendo mais profundamente a História da nossa gente em seus mais diferentes aspectos, envolveu-se no recolhimento de acervos doados pela comunidade ao Arquivo Histórico da cidade.

Seu conhecimento e o entusiasmo a levaram a estimular a criação de arquivos em outras cidades do Vale do Itajaí. E desta forma, cidades de Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Timbó, Indaial, Ibirama, Dona Ema e Brusque tiveram a sua participação  através da formação de seus alunos universitários que encontraram nestes espaços de memória o seu ambiente de trabalho em benefício dos pesquisadores e preservação da memória destas cidades. São incontáveis os contatos, visitas e atendimentos no sentido de sensibilizar as pessoas para auxiliarem a acessar e proteger acervos particulares e institucionais  relacionados ao cotidiano da cidade e região.

No entendimento da professora Sueli, era e é preciso preservar e manter viva esta história através dos acervos documentais, oportunizando aos pesquisadores e historiadores reescrever a  história de todos aqueles que ajudaram e  continuam a construir esta história que é de todos nós. Ela  acha necessário contribuir para a preservação e guarda de documentos que estão sujeitos à deteriorização e ou destruição.

Como arquivista, especializou-se junto à UFSC. Esta atividade exige muita persistência, dedicação e paciência por tratar de um trabalho metódico  e contínuo de organizar, reunir, ordenar o acervo para atender o pesquisador, e acima de tudo, preservar esta memória documental  que é a matéria prima do historiador.

É funcionária de carreira na Secretaria Municipal de  Cultura e Relações Institucionais – ex Fundação Cultural de Blumenau,  onde exerce o cargo de Diretora do Patrimônio Histórico e Museológico. Neste setor estão sob sua responsabilidade e orientação espaços de memória tais como: Arquivo Histórico, Museu da Família Colonial, Museu de Hábitos e Costumes, Museu de Arte - MAB, Mausoléu Dr. Blumenau, Centro de Memória da Escola nº1. É diretora da revista Blumenau em Cadernos.

É autora de várias obras de pesquisa relacionadas à historia local. É Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Durante dois anos ocupou o cargo de conselheira do CONARC – Conselho Nacional de Arquivos; É Membro do Conselho de Políticas Públicas e Culturais. Em 2007,  recebeu da Câmara Municipal a Comenda Municipal do Mérito Fritz Muller;  e,  em 2005 recebeu do Conselho Municipal de Cultura a Comenda do Mérito Cultural. É autora de vários artigos e publicações.

Com esta participação, Sueli Petry e sua biografia, só confirma o quão é envolvida e contribui muito para que possamos manter viva a memória histórica da cidade. Parabéns Sueli. Você é uma mulher que faz a diferença. Você faz acontecer.

  • Personalidade em Destaque – Especial Mulheres
  • Personalidade em Destaque – Especial Mulheres
3comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários