Treviso Pizzaria_970x90
PERSONALIDADE

Especial Mulheres – Mulheres que fazem a diferença

Dra Quitéria Tamanini Vieira Péres

30/01/2021 10h00Atualizado há 3 anos
Por: Redação
Dra Quitéria Tamanini Vieira Péres (Foto: Divulgação)
Dra Quitéria Tamanini Vieira Péres (Foto: Divulgação)

O Correio Comunitário, tem postado em seu Portal de Notícias, o “Especial Mulheres”, com a intenção de valorizar a atuação das mulheres nos mais diversos  segmentos da sociedade. O critério utilizado para a participação neste editorial é a indicação através de entidades e grupos organizados. E os Conselhos Comunitários de Segurança, através da A-Conseg Blu (Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança de Blumenau)  indicaram a Dra Quitéria Tamanini Vieira Péres, pela sua trajetória profissional, fazendo a diferença por onde atua e também, junto às entidades das quais participa como palestrante e apoiadora de ações comunitárias.

Conheça a Juíza de Direito Dra Quitéria Tamanini Vieira Péres

Quitéria Tamanini Vieira Péres, nasceu em Umuarama (PR) e, ainda pequena, veio morar em Santa Catarina. Passou os primeiros anos de sua infância em Timbó, onde estudou até o ensino médio, o qual concluiu em Itajaí (SC). Ainda adolescente, mas já inconformada com a injustiça, decidiu cursar Direito, o que fez na FURB – Universidade Regional de Blumenau, tendo colado grau em fevereiro de 1993.

Iniciou imediatamente sua experiência na advocacia, a qual lhe proporcionou imenso aprendizado. Desde o início de sua carreira na área jurídica, buscou especializar-se em algumas áreas do conhecimento, daí porque realizou o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Civil (UNIVALI), em Direito Penal e Processual Penal (FURB) e em Gestão e Controle no Setor Público (UDESC/ESAG). Ainda, cursou Mestrado na UFSC, tendo por área de concentração:  Instituições Jurídico-Políticas.

Vislumbrando na magistratura a missão que, por vocação, desejava desempenhar, prestou referido concurso no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, tendo tomado posse em janeiro de 1998, a partir do que seguiu sua carreira, tendo atuado, ainda como Juíza Substituta, nas comarcas de Imbituba, Laguna, Imaruí e Rio do Sul, e, depois, como titular, em Rio do Oeste, Jaraguá do Sul, Brusque e Blumenau, onde permanece atualmente, encontrando-se lotada na 1ª  Vara Cível.

Sempre se realizou, também, no magistério, tendo iniciado sua atuação como monitora no Estágio Orientado de Direito, quando ainda era acadêmica, após o que lecionou na FURB (Blumenau), FEBE (Brusque) e UNERJ (Jaraguá do Sul). 

Atualmente, leciona em Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em diversas Universidades e na Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina – ESMESC (sede e extensões, como Blumenau, Joinville, Itajaí, Lages e Tubarão) e na Academia Judicial, vinculada ao Tribunal de Justiça. É coordenadora da Extensão de Blumenau da ESMESC. Como professora, dedica-se à disciplina Direito Processual Civil (especialmente Processo de Conhecimento e de Execução), bem como aos temas Conciliação e Mediação (Resolução de Conflitos pelos meios não adversariais) e Técnica de Elaboração da Sentença Cível.

Dra Quitéria é também Coordenadora do CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de nossa Comarca de Blumenau, no âmbito do qual são realizadas as sessões de conciliação e de mediação em processos judiciais e também em casos extraprocessuais (ou seja, antes de ajuizar uma demanda, os envolvidos optam por tentar resolvê-la de modo consensual). O CEJUSC desenvolve projetos de ação comunitária, como o PoupArte, que trata sobre a arte do consumo consciente de modo a prevenir o superendividamento, as Rodas de Conversas sobre Conciliação e a Justiça Sistêmica, além do CEJUSC vai às escolas. Em breve, há a expectativa de implantar a Justiça Restaurativa.

Buscando compreender melhor o ser humano e sua relação com o outro, assim entendida a convivência sob todos os prismas (familiar, escolar, empresarial e social), está cursando a graduação em Psicologia (FURB).

Atualmente mora em Blumenau (SC) com sua família (é casada com Adriano Péres e tem 04 filhos: Leonardo, Henrique, Felipe e Amanda).

É autora dos cursos online: Sentença Cível Descomplicada e Conciliação à Luz do NCPC.

Ambos os cursos estão disponíveis na plataforma da Udemy https://www.udemy.com/course/curso-sentenca-civel-descomplicada/?referralCode=21CF9E970B5D68994823 E https://www.udemy.com/course/curso-conciliacao-a-luz-do-ncpc/?referralCode=898FBC4A6C3DB6A99C57.

É autora também do livro “Vamos Conciliar? Elementos para o aprimoramento da desafiadora tarefa de intermediar a pacificação do conflito” (Florianópolis: Habitus, 2018), o qual pode ser adquirido pela Amazon.com.

Com esta biografia, Dra Quitéria compõe este editorial que oportuniza a comunidade os leitores à conhecerem  mulheres que fazem a diferença na nossa sociedade.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários