Treviso Pizzaria_970x90
ESPECIAL MULHERES

Estas Mulheres Maravilhosas que fazem a diferença por onde atuam

2ª Edição 2021

25/01/2021 10h56Atualizado há 3 anos
Por: Redação

Durante o ano de 2020 publicamos no Jornal Correio Comunitário e neste Portal de Notícias o quadro “Especial Mulheres – Estas Mulheres Maravilhosas”.

Na ocasião foram destacadas mulheres que fazem a diferença por onde passam, atuam e deixam sua história. São lideranças comunitárias, personalidades públicas, líderes empresariais, empreendedoras de várias áreas e mulheres que tem atuação destacada na política.

Este quadro  tem o objetivo de valorizar as mulheres que fazem a diferença nosdiversos segmentos da sociedade. Também incentivar outras mulheres para que aprimorem sua performance e mostrem as suas habilidades, assim como sejam cada vez melhores nas suas atuações, especialidades profissionais, sociais, políticas e ou comunitárias.

E este veículo de comunicação, que é o Portal de Notícias Correio Comunitário, neste ano, tem como meta seguindo a mesma linha editorial do último ano. Porém neste quadro atualizando os formatos e editoriais para atender ainda melhor o público feminino, este valoroso segmento da sociedade.

E além deste quadro, nos demais editoriais deste portal, contamos com matérias que inspiram, orientam, informam e oportunizam os(as) profissionais de vários segmentos à apresentarem seus trabalhos e oferecerem informações a cerca de temas relevantes, construtivos... nas mais diversas áreas entre elas: saúde, educação, comunicação, terapias, capacitação, na área jurídica e na política, pois queremos incentivar a participação das mulheres em todas as áreas.

Nesta página/coluna valorizamos a participação da mulher... Destacaremos à seguir suas atuações, participações e mostramos que é possível fazer a diferença, independente da posição social e ou da área profissional. Estas mulheres fazem a diferença por onde passam, atuam ou vivem. Não cansamos em dizer! Então continue conosco e acompanhem a seguir, as mulheres maravilhosas e suas histórias.

Informamos que esta postagem/quadro a publicação é quinzenal, e a apresentação é por ordem alfabética.

Temos nesta edição as mulheres: Aline Aparecida Votri (Advogada), Irmgard Heckmann Hellmann (Professora, Administradora Escolar e empresarial) e Lilian Schneider Borges (Professora bilíngue e administradora de empresa).

Aline Aparecida Votri, natural de Vitorino/PR, está em Blumenau há 21 anos, formada em direito com Pós em Perícia Criminal e Ciências Forense, MBA em Auditoria e Perícia Ambiental, Mestranda em Criminologia e Ciências Forenses. Mãe de William Douglas Vizentainer.

Advogada há quase 10 anos, exercendo atuação em várias áreas do Direito, com ênfase no Direito Cível, Trabalhista, Criminal e Família.

Na área comunitária, atuou como Presidente da Associação de Pais e Professores do CEI Professora Marlise Stritthorst Theis, gestão 2008/2009, Assessora Jurídica da Uniblam – União Blumenauense de Associações de Moradores e Entidades Afins na gestão 2012/2016, atualmente Coordenadora Geral, gestão 2016/2020. Atuou também como Conselheira Municipal junto ao Conselho Fiscal e atualmente no Conselho Superior do Hospital Santo Antônio. Conselheira do Conselho Municipal de Planejamento Urbano (COPLAN) - 2012/2019. Também é Conselheira Titular no Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) - 2017/2021, Conselheira Suplente no Conselho Municipal de Saúde, Conselheira Fiscal na Blusol, Vice-Presidente da Associação de Moradores da Fortaleza, 2018/2020 e Coordenadora da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/Blumenau- 2018/2021. 

Sua mensagem para as mulheres: As mulheres cada dia mais estão conquistando novos espaços e isso tem gerado, cada vez mais, uma mudança de comportamento nos valores e na moral estabelecida pela sociedade atual, contudo, as violências físicas, psicológicas e morais não deixaram de existir e estão cada vez mais em evidência. Precisamos estar presentes, tanto nos espaços políticos, quanto nos mais diversos movimentos sociais, para exigir e fazer valer nossos direitos enquanto mulheres.  

 

Irmgard Heckmann Hellmann,natural de Indaial/SC, reside em Blumenau desde 1974. Formada em Letras (Português/Inglês) pela FURB, especialização em Literatura Portuguesa e Alemão pelo Instituto Goethe. É Pós-graduação em Gestão Escolar pela UDESC com diversos Cursos na área de Educação de Jovens e Adultos, Administração Escolar, Educação Especial, Gestão de Recursos Humanos, Aceleração Empresarial e Autodesenvolvimento. Também fez Cursos de Terapia Floral (Bach e Saint Germain) e outros.

Casada há 40 anos com Albino Hellmann. Ele, economista e empresário do ramo madeireiro.

Juntos adotaram“de coração e de fato”, uma menina de 8 anos chamada Maria da Cunha, hoje com 49 anos. O casal tem a filha biológica Lilian Katiane Hellmann com 37 anos e, que é dentista.

Irmgard iniciou sua vida profissional aos 16 anos (1970) como Auxiliar de Escritório no período matutino na Cervejaria Indaial Ltda e, no turno vespertino, professora de escola multiseriada na Escola Lauro Mueller da localidade de Polaquia, em Indaial, e à noite, cursava o ensino médio – Contabilidade, em Timbó.

Teve as experiências de duas frentes profissionais, porém o coração falou mais alto: Educação! Magistério! Foi quando, em 1971, transferiu-se para o Curso Normal do Colégio Normal Indaial e continuou a lecionar nesta escola até 1972, ano de conclusão do curso. Fez Concurso Público para ingresso no Magistério Estadual e cumpriu o ano de Estágio na E.E. Florentino Vetter no Encano Baixo – Indaial e, cursando Letras no turno Vespertino na FURB. Já no ano seguinte, ingressou na Escola Isolada de Encano Central – Indaial e cursava o 2º ano da faculdade de Letras na FURB. No início de 1975, removeu-se para o Conjunto Educacional Celso Ramos (Blumenau), onde atuou até concluir o ano letivo. Tendo prestado o Concurso Público do DASP, foi chamada para assumir na função de Agente Administrativo do Setor de Benefícios do INPS, atual, INSS, de Blumenau. Lá permaneceu por cinco anos, mas após formada, já retornou à sala de aula, ainda em Blumenau, desta vez, para lecionar no Ensino Médio do Conjunto Educacional Celso Ramos. Quando pediu exoneração do INPS, passou para 40 horas, turno vespertino e noturno no Estado e assumiu aulas de Inglês e Alemão, no turno matutino pela Prefeitura Municipal de Blumenau. A partir de 1984 iniciou no Projeto NEMO de Educação de Adultos, onde depois escreveu o Projeto inicial de criação da Escola de Adultos e que, foi chamado de CEA, com o auxílio de algumas profissionais peritas em Legislação, da 4ª UCRE que estava em fase de extinção, e depois, da Lei em que o jovem não poderia mais trabalhar aos 14 anos, passou a se chamar de CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos). Foi diretora de CEA de 1992 a 1995 e do CEJA de 1999 a 2002. Foi diretora da Escola Especial Estela Maria Caropreso, mantida pela APAE de Blumenau, de 1995 a 1998. Foi Conselheira de Estado da Educação no período de 2003 a 2007. Com todo este histórico na educação, concluiu a sua trajetória de vida pública, por opção.

Em 2003 passou a dar a sua contribuição na empresa da família. Iniciou auxiliando, apenas num turno, na administração da empresa Rio Art Indústria e Comércio de Artefatos. Empresa que tem como proprietários seu marido e sua cunhada e, assumiu a área de RH (Recursos Humanos). Foram muitos desafios, mas a atividade tornou-se apaixonante pelas mudanças que implementou. E para ela, continua sendo motivador por poder lidar com “pessoas”. E a Irmgard enfatiza e prioriza, que “a pessoa antes de ser um empregado/colaborador de uma empresa,é um ser humano”.

No voluntariado Irmgard teve participação que lhe proporcionou muitas boas experiências, a exemplo do Clube Soroptimista Blumenau/Leste com atuação por mais de 15 anos.

Este seu perfil de querer ajudar o próximo, contribuir com boas ações faz dela uma pessoa ainda melhor. De coração aberto, pessoa amiga, conselheira e como terapeuta floral contribui muito no atendimento de pessoas afetivamente e psicologicamente necessitadas. O atendimento com Fórmulas Florais são disponibilizadas voluntariamente nestes atendimentos.

Até antes da Pandemia, ela fazia parte do Grupo Voluntário de Terapeutas Florais que atuavam no NePics (Núcleo de Estudos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) da FURB.

Sua mensagem: Mesmo que seu fardo seja pesado, não desanime! Você nunca está só, em você corre a mesma SEIVA, a mesma ENERGIA do seu CRIADOR. Ele sempre lhe ampara, sempre lhe permite situações em que você precisa desenvolver virtudes, aptidões e sabedoria para no derradeiro dia poder dizer: Fiz o melhor que fui capaz Senhor, com Teu auxílio, cumpri minha MISSÃO.

 

Lilian Schneider Borges, natural de Rio do Sul, está em Blumenau há mais de 50 anos, e por todo este tempo se considera blumenauense de coração.

Lilian é formada e graduada em Letras (português e inglês), também em Administração de Empresas, com Pós-graduação em Turismo e Lazer. Também fez Mestrado em Desenvolvimento Regional.

Casada com Walter Francisco Borges que é Corretor de Seguros e foi Gerente de Seguradora por 20 anos.

Na sua trajetória profissional, Lilian iniciou suas atividades profissionais como babá, após trabalhou três anos no comércio. Em 1981 ingressou no Banco Mercantil de São Paulo, iniciando como recepcionista e chegando a Gerente de Operações. Na época do Plano Collor ela se desencantou com a área financeira e as interferências políticas. Decidiu iniciar o seu próprio negócio. Trabalhou na área de seguros e posteriormente montou uma equipe/ rede de vendas externas de brinquedos educativos.

Sempre boa observadora e fazendo análise sobre sua atuação e possíveis perspectivas profissionais, percebeu que o “Setor turístico”, seria o negócio do futuro para o país. Então procurou uma atividade que lhe aproximasse deste setor, e trabalhou no primeiro “Flat” que abriu na cidade, o Parthenon, na época 11º. Empreendimento da hotelaria Accor no Brasil.

O encantamento foi grande e prosseguiu neste setor... Trabalhando há 17 anos na Accor uma das maiores redes hoteleiras do mundo, o que lhe oferecia grandes desafios. Na ocasião, através da Accor participou das atividades de reformas de creches, salas em escolas, pois a empresa contribuía também na área social.

Ela fez parte da Criação da ARTUSI - Associação de Turismo na região de São Bento do Sul, quando gerenciava o Novotel daquela cidade. Também foi Vice Presidente Regional CEME (Conselho Estadual da Mulher Empresária) e foi coordenadora do Núcleo da Mulher Empresaria da ACIB,

Estas atuações tiveram o objetivo de expandir sua participação e atuação na área do associativismo, da mesma forma, pode contribuir com seu conhecimento. Com esta mesma intenção foi Membro da Diretoria do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e do Convention & Visitors Bureau.

Foi também auxiliar na Secretaria de Turismo de Blumenau, pois suas atuações lhe proporcionaram bastante experiência nesta área e pôde dar alguma contribuição. Também atuou como professora auxiliar na FURB e contratada pelo SENAI, SENAC, SESI e UNIASSELVI, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação.

Lilian deixou suas atividades na hotelaria para assistir ao seu marido doente. No entanto, não baixou a cabeça passou a trabalhar como palestrante para diversas empresas, e para a CECRED/AILOS, atuando por 11 anos. Parando apenas durante a pandemia.

Com tudo isso, Lilian também é prendada e, gosta de contribuir com ações de voluntariado na comunidade. Contribuiu dando aulas de tricô e crochê, em diversas comunidades. E também com trabalhos voltados a “Humanização do Loteamento D. Edite (Velha), em apoio às atividades da Polícia Militar, naquela localidade.

Sua mensagem: Quando temos que fazer um relato de nossas atividades nos surpreendemos com o quanto somos capazes de fazer simultaneamente. E por isso afirmo que “Não há mais como usar o discurso do empoderamento, pois estamos empoderadas desde sempre...”

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários