Treviso Pizzaria_970x90
LEIS

Deputado Ismael aprova importante Lei na Alesc, porém não passa no STF

Deputado segue para aprovar outros projetos

19/01/2021 11h00
Por: Redação

Em 2017 o Deputado Ismael conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa uma Lei que obrigava as concessionárias de água e luz a informar, nas faturas de serviços, a existência de eventuais débitos vencidos; entretanto, o STF concluiu que a lei estadual invadiu a competência da União.

Segundo matéria publicada no Blog Migalhas, "Por maioria de votos, o plenário concluiu que a norma estadual invadiu competência da União e dos municípios, ao estabelecer obrigações às concessionárias locais de energia elétrica.

O entendimento da relatora da ação, ministra Cármen Lúcia, prevaleceu no julgamento. Conforme assentou, a União é titular da prestação do serviço público de energia elétrica e tem a prerrogativa constitucional de estabelecer o regime e as condições da prestação desse serviço por concessionárias, o que afasta a ingerência normativa dos demais entes políticos.

Segundo a ministra, os Estados têm competência legislativa concorrente em tema de produção e consumo e de responsabilidade por dano ao consumidor. Entretanto, esse dever-poder de proteção em relação aos usuários dos serviços de energia elétrica cabe à União, nos termos dos artigos 21, inciso XII, alínea "b" e 22, inciso IV, da Constituição.

A ministra ressaltou, ainda, que compete aos municípios legislar sobre assuntos de interesse local e organizar e prestar, diretamente ou sob o regime de concessão ou permissão, os serviços públicos correspondentes. Na sua avaliação, a lei catarinense, ao estabelecer obrigações às concessionárias de água, pode afetar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão".

Votaram a favor da constitucionalidade da minha lei os ministros Marco Aurélio, Moraes, Fachin, Lewandowski e Fux.

Deputado Ismael perdeu por um voto, mas segue em frente na conquista de aprovação de outros projetos.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários