Treviso Pizzaria_970x90
ESPECIAL MULHERES

Mulheres Maravilhosas que fazem a diferença

1ª Edição 2021

07/01/2021 11h09Atualizado há 3 anos
Por: Redação

Durante o ano de 2020 publicamos no Jornal Correio Comunitário e neste Portal de Notícias o quadro “Especial Mulheres – Estas Mulheres Maravilhosas”.

Na ocasião foram destacadas mulheres que fazem a diferença por onde passam, atuam e deixam sua história. São mulheres lideranças comunitárias, personalidades públicas, líderes empresariais, políticas e profissionais de vária áreas.

Este quadro  tem o objetivo de destacar e valorizar as mulheres que fazem a diferença nos mais diversos segmentos da sociedade. Também incentivar outras mulheres para que aprimorem sua performance e mostrem as suas habilidades, assim como sejam cada vez melhores nas suas especialidades profissionais, sociais, políticas e ou comunitárias.

E este veículo de comunicação, que é o Portal de Notícias Correio Comunitário tem como meta seguir a mesma linha editorial do último ano neste quadro atualizando formatos e editoriais para atender ainda melhor este valoroso segmento da sociedade.

E além deste quadro, nos editoriais deste portal, contamos com matérias que inspiram, orientam, informam e oportunizam os profissionais de vários segmentos à apresentarem seus trabalhos e oferecerem informação a cerca de temas relevantes construtivos nas mais diversas áreas entre elas: saúde, educação, comunicação, terapias, capacitação, na área jurídica e agora também na área política, pois queremos incentivar a participação das mulheres nesta área.

Nesta página/coluna valorizamos a participação da mulher... destacamos suas atuações, participações e mostramos que é possível fazer a diferença, independente da posição social e ou da área profissional. Estas mulheres fazem a diferença por onde passam, atuam ou vivem. Acompanhem as mulheres maravilhosas e suas histórias conforme postagens abaixo nesta coluna... Publicação quinzenal, postagem neste quadro por ordem alfabética.

Edna da Costa Schulze nasceu em Blumenau em 10/09/1981. De Profissão  Modelista de Roupas com ênfase em alfaiataria, formada em Processos Gerenciais e MBA em Coaching. Casada com André Luiz Schulze, tem dois filhos Ryan Wesley da Costa Caetano (17anos) e Lindsey da Costa Caetano (11 anos).

Das atividades profissionais realizadas ela  é  Especialista em Alfaiataria, iniciando a carreira aos 15 anos no ateliê de seu pai, o Alfaiate Ênio Costa. Com ampla vivência  no segmento de Alfaiataria e indústria Têxtil ela atua há mais de 20 anos.

Edna também foi professora de Modelagem e Costura no Senai/Blumenau em 2015 e foi Professora de Modelagem no Instituto de Moda Burgo, Professora de sistema CAD Audaces e Gerber. É especialista em Costura, líder de Grupos de Produção por durante 4 anos no Grupo Malwee. Foram 10 anos modelando tecido plano, malha e jeans para grandes empresas como, a Cia Hering.

Atualmente é sócia proprietária da Escola de Alfaiataria (O Alfaiate & amp; Filha)

Édna também contribui com atividades comunitárias, participando de um grupo de voluntários na empresa onde trabalhou, desenvolveu diversas ações para reforma da Casa São Felipe Neri (casa de apoio as crianças, no contra turno). Realizou juntamente com seu marido um projeto social (Adoção à uma família), com assistência de mantimentos, roupas e oportunizou emprego. Esse programa foi realizado por um período de 3 meses, com ajuda de arrecadações. O objetivo foi a recolocação profissional do adulto da casa para independência financeira. Agora estão trabalhando em um projeto que chamará “Costura Meu Super Poder !”. O objetivo é desenvolver a profissão de costureira, ajudando com transporte e cesta básica mensal por um período de três meses. Após a conclusão a emissão do diploma e cartas de recomendação para o mercado de trabalho, esse projeto deve ser implementado início de 2021.

Sua mensagem: Eu escolho!!! Podemos não ter escolhido a família onde nascemos, o pai, a mãe... Se nasceríamos ricos ou pobres, brancos ou negros. Mas podemos escolher como queremos viver. Todos os dias faço a minha escolha, chorar ou sorrir. Parar ou continuar. Para tudo existe solução, só não há solução para quem desistiu da própria vida. E lembre-se a nossa escolha de hoje será o resultado do nosso amanhã. Vivamos o tempo presente e façamos o nosso melhor hoje.

 

Rosane Strazas Henkin, Coach e Mentora de Carreira e Liderança, 35 anos desenvolvendo pessoas e organizações.

Com Certificação em Coaching, Mentoring e Holomentoring do Sistema ISOR®, Certificação internacional no ICF (Federação Internacional de Coaching). É  Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional, Orientadora Vocacional e Profissional. Palestras, Cursos e Treinamentos Corporativos, Professora de Didática, Psicologia Educacional, Ética e Comportamento Profissional, Professora e Orientadora Educacional na Escola Barão do Rio Branco (1989 a 2004), Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional do SENAI (2004 a 2008), Coordenadora Pedagógica da Treinare (2009 a 2012).

Além do seu profissional com riquíssimo currículo, Rosane é participante do Núcleo da Mulher Empreendedora da AMPE Blumenau, onde na última gestão - biênio 2019/2020 atuou como secretária.

Participante de várias outras entidades/instituições entre elas a Asaprev Blumenau (Associação dos Aposentados, Pensionistas e idosos), onde contribui com várias participações entre elas o “Coral Coral Vozes da Maturidade da Associação dos Aposentados....

Recebeu o Prêmio Mulher Destaque na Educação e Empreendedorismo pela Câmara da Mulher Empresária do Núcleo da Associação Comercial e Industrial de Blumenau (ACIB), em 2006 e reconhecimento em vários segmentos.

Sua mensagem: “Escolher uma profissão é privilegiar um estilo de vida: com quem, como e para que desejo estar neste mundo”.

 

Rosemar Santos de Freitas Melo, nascida na cidade de Quedas do Iguaçu/PR, não demorou muito se mudou para Rio do Sul/SC. Ela sua mãe, seu pai e mais sete irmãos.

Por obra do destino, diz Rosemar durante a entrevista que foi realizada com ela, e por doença (alcoolismo) do seu pai, teve a infelicidade de perder um de seus irmãos em um acidente de trator onde seu pai dirigia sob efeito do álcool. Mais tarde se mudou para a cidade de Blumenau.

Ela é esposa de Antônio Melo e mãe de Eder Freitas Moreno, Alan Freitas Moreno e Carlos Henrique Cardozo.

Rose, como é conhecida espera que sua história inspire e motive outras pessoas, para sempre seguirem em frente independentemente das circunstâncias em que se encontrem.

Ela conta que desde muito nova, sofria com agressões físicas e psicológicas por parte do seu pai e violência sexual de um irmão adotivo.

Com o intuito de fugir das agressões, se casou aos 16 anos, onde teve dois filhos, porém, as agressões continuaram porém com outro agressor. Mas Rose procurou buscar uma vida digna para ela e seus filhos. E por isso colocou uma meta na sua vida, pois sabia que o melhor caminho era estudar. E depois desta iniciativa... bons ventos começaram a soprar, pois começou a trabalhar de empregada doméstica na residência de uma juíza em Blumenau, que lhe proporcionou a oportunidade de estudar e, assim ser alfabetizada com 24 anos, e nesse período, conheceu o pai do seu terceiro filho. Foi um casamento que durou 10 anos, porém limitou seus sonhos e conquistas, pois estava incumbida à ser dona de casa, mãe e esposa. Mas a vida que ela estava tendo não era o que  buscava, o que a motivou então a mudar o curso de minha vida.

No decorrer da sua caminhada, conheceu o “Evangelho” que lhe deu forças para acreditar em seus sonhos e investir em sua carreira profissional de cerimonialista e decoradora. Com esta atividade, Rose se tornou empresária na área de eventos e também ela ajuda o seu marido a administrar a empresa de Instalação de gás GLP.

Há 5 anos vem prestando serviços comunitários e ajudando a comunidade da qual faz parte, onde é presidente da associação de moradores do Jardim Germânico há dois anos, onde devido a pandemia conseguiu arrecadar muita alimentação e roupas para ajudar quem se encontra em uma situação difícil neste momento de pandemia.

Seus objetivos vão além de trazer benefícios para seu bairro. Ela deseja que Blumenau seja um cidade melhor e para isso ela pretende lançar sua candidatura para vereadora para o pleito em 2024.

A mensagem de Rose: “Uma Mulher forte sabe como construir uma escada com as mesmas pedras que foram lançadas contra ela” (Autora: Dalila Maitê Rosa Sena)

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários