Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Desengordure-se...

Por Taiana Bratfisch

Taiana Bratfisch

Taiana BratfischNutricionista com Especialização em Neuropsicologia, Fitoterapia, Modulação Intestinal I, Nutrição Esportiva, Capacitação de Nutrição e Suplementação Esportiva, e Alimentação Especial e Estratégias de Controle da Obesidade E Aspectos Psicológicos e do Emagrecimento. MBA Coaching; Técnica em Nutrição e Dietética pela Uniasselvi. Atuo em Clínica de Nutrição e Estética, Treinamentos, Mentorias, Palestras empresariais, mentora de Cursos na Área do desenvolvimento da Nutrição Comportamental.

10/12/2020 10h59Atualizado há 3 anos
Por: Redação
Fonte: Taiana Bratfisch
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)

A cada nova edição fico mais apaixonada por este trabalho e pela sensação de dever cumprido a cada matéria publicada... Sim! Agradecida por vocês acompanharem meu trabalho e mergulhar comigo nesse mundo de interação entre alimento e  comportamento...e saca só essa de hoje!

Trago algo que não flui, que dá aquela brecada, que realmente faz você não sentir o sangue fluir normalmente. Falo sobre uma gordura aqui outra ali, que condiciona e tranca essas artérias, e o que está aliado a tudo isso, quais as ameaças a que estamos sujeitos com o consumo exacerbado de gordura e álcool, e aonde impacta tudo isso.

E aí nutri, a gente está trocando “seis por meia dúzia”. Essa gordura, esse controle, esse ajuste... a gente está falando, na verdade, sobre a quantidade de gordura (um lipídio),  também de um álcool policíclico de cadeia longa que fica solto na nossa corrente sanguínea, que chamamos de colesterol. Importante saber que é possível ser controlado... com alguns ajustes na qualidade de vida podemos dar um jeito nisso. Então vamos conversar e vamos tentar mudar essa parte “oleosa” da história.

Os triglicerídeos são uma das formas de armazenamento de energia mais importantes do corpo. Representam a maior parte das gorduras ingeridas. Se formos falar dos alimentos gordurosos, esses com alto teor de gordura dos alimentos embutidos, pão, massa, alimentos processados e ultraprocesssados, pensamos nesse tipo de alimento levando em conta que ele  não brota dentro da nossa casa, na nossa mesa, no nosso fogão ou na nossa dispensa. Somos os responsáveis pelas escolhas que fizemos, pelo que buscamos dentro do mercado, dentro de comércios, pelo que queremos ingerir o que colocamos para dentro do nosso corpo... Sim, somo os responsáveis pela quantidade de gordura que ingerimos.

Ao receber altas doses de carboidratos, o organismo as converte em triglicérides e estoca como energia, desta forma, o abuso desses alimentos provoca uma concentração em massa de gordura de dentro dos nossos vasos.

Como agora estamos na época de festas de final de ano, o consumo de bebidas alcoólicas deve ser moderado e calculado, para não iniciarmos o novo ano com alguma predisposição ao cansaço, à fadiga, em resumo, para não apresentarmos alguma disfunção no sangue.

Através de uma dieta prescrita, moderada e baseada na sua taxa metabólica, conseguimos ajustar os parâmetros desses níveis de gordura presentes na corrente sanguínea.

A prática de atividade física, como pedalar, nadar, correr, faz a quebra dessa gordura, pois potencializa e esvazia os estoques de triglicérides. Tem um impacto rápido e muito favorável para quem apresenta essas patologias.

Muitas vezes, esse amontoado de gordura no sangue atinge picos tão altos que é necessário partir para o processo medicamentoso. Esse impacto se constata todos os dias nas consultas clínicas, e fica um alerta para você que costuma dar aquela exageradinha na graxa, que lambuza a mão que chega a ficar oleosa durante a refeição. Reflita nos seus hábitos...

Então nutri, o que é melhor fazer? O melhor é sempre tratar tudo com moderação, pois o impacto desse alto teor de gordura ingerido constantemente pode ocasionar problemas seríssimos para a nossa saúde.

Então não vamos ficar “sebosos”, às vezes podemos dar um escorregadinha, mas que seja rápida e com sabedoria, pois o equilíbrio é tudo.

Beijo da Nutri.

Redes Sociais:

Watts: (47) 997862121  / 3288-3187

Telegram: https://t.me/taianabrnutri

Instagram: taianabratfisch.nutri

E-mail: taianabr.nutri@gmail.com

Facebook: TaianaBratfischNutricionista

9comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários