Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Come Rápido, senão a comida esfria!!

Por Taiana Bratfisch

Taiana Bratfisch

Taiana BratfischNutricionista com Especialização em Neuropsicologia, Fitoterapia, Modulação Intestinal I, Nutrição Esportiva, Capacitação de Nutrição e Suplementação Esportiva, e Alimentação Especial e Estratégias de Controle da Obesidade E Aspectos Psicológicos e do Emagrecimento. MBA Coaching; Técnica em Nutrição e Dietética pela Uniasselvi. Atuo em Clínica de Nutrição e Estética, Treinamentos, Mentorias, Palestras empresariais, mentora de Cursos na Área do desenvolvimento da Nutrição Comportamental.

26/11/2020 11h00Atualizado há 3 anos
Por: Redação
Fonte: Taiana Bratfisch
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)

Excepcional Dia!

Vamos lá, corre senão não dá tempo... é mais ou menos assim, tome nota!

Das lembranças que eu trago da vida, minha mãe sempre dizia: “Come rápido, senão a comida vai esfriar”. Sim meus leitores, é e sempre foi assim... chama-se cultura alimentar, dos nosso pais, que vinha já dos nossos avós e assim sucessivamente.

Da mesma maneira que muitos fazem quando vão dar a papinha para o bebê: a criança mal sabe engolir o que acaba de receber e joga para fora a papa da boca, daí a mãe, por sua vez, vai e coloca tudo novamente para dentro, raspando a colherinha na parte de baixo do lábio, “catando” tudo...  e coloca novamente para dentro. A criança não sabe mastigar, ainda está aprendendo, e já é estimulada a engolir tudo rápido. Assim vira nossa história de comermos tão rapidamente e se vão longos anos até crescermos e ouvirmos a famosa frase que citei acima....

Engraçado, sei que você riu, balançou a cabeça de forma assertiva, imaginado que já ocorreu com você...

Essa abordagem trago sempre nas consultas para poder explicar o quão rápido fazemos nossas refeições e como isso muda a forma de como o nosso organismo “responde” ao alimento.

Já pensou que nosso estômago não possui dentes?

O estômago tem cerca de 50 ml quando vazio. Depois de uma refeição, ele geralmente se expande para suportar cerca de 1 litro de comida, mas ele pode expandir até 4 litros.

Precisamos mastigar bem os alimentos, é aquela velha história que trago de comer com atenção plena, de você ter tempo para sentir, saborear os alimentos, e entrega-los de forma como papa para o estômago fazer o trabalho dele com maestria.

Este assunto é sério. Se você facilitar o trabalho com boa mastigação e atenção plena e ainda não fazer ingestão de água 30 minutos antes e 30 minutos após essas refeições, seu corpo vai agradecer, o restante do trabalho pesado ele faz. Com isso, a circulação de milhões de nutrientes dentro desse seu organismo irá acontecer.

Você ganha com isso mais tempo de saciedade, menos peso na balança, mais plenitude na hora da refeição e uma digestão harmoniosa.

Repense a respeito do “coma rápido se não esfria”, mudando para “coma com calma e sinta o sabor dos alimentos”. Sua família terá mais tempo à mesa, muitas conversas e assuntos revividos e uma terapia em família. Claro que sempre soltam faíscas, mas que sejam de palavras, para que tudo que esteja sendo ingerido seja de benefício para saúde.

Que a rapidez dos dias seja para o tempo e não para a alimentação; que esta seja plena. Saboreie tudo com moderação, prove...

Cuide-se.

Ame-se.

Coma devagar meu filho.

Seu estômago não tem dentes.

Beijo da Nutri.

Redes Sociais:

Watts: (47) 997862121  / 3288-3187

Telegram: https://t.me/taianabrnutri

Instagram: taianabratfisch.nutri

E-mail: taianabr.nutri@gmail.com

Facebook: TaianaBratfischNutricionista

4comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários