Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Na medida certa, nem mais, nem menos

Por Taiana Bratfisch

Taiana Bratfisch

Taiana BratfischNutricionista com Especialização em Neuropsicologia, Fitoterapia, Modulação Intestinal I, Nutrição Esportiva, Capacitação de Nutrição e Suplementação Esportiva, e Alimentação Especial e Estratégias de Controle da Obesidade E Aspectos Psicológicos e do Emagrecimento. MBA Coaching; Técnica em Nutrição e Dietética pela Uniasselvi. Atuo em Clínica de Nutrição e Estética, Treinamentos, Mentorias, Palestras empresariais, mentora de Cursos na Área do desenvolvimento da Nutrição Comportamental.

12/11/2020 11h01Atualizado há 3 anos
Por: Redação
Fonte: Taiana Bratfisch
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)

Epa... essa performance de texto está carregada de nutrientes... ah!! Eu já imaginava que, com tanta empolgação neste início de escrita, a matéria de hoje traria equilíbrio, energia e vigor. Falamos brevemente de algo que abordo diariamente nas consultas, quando entra o assunto da Suplementação. 

Suplementação: Substantivo feminino; Ação ou efeito de suplementar, de complementar, de suprir o que está em falta: suplementação alimentar.

São sinônimos de suplementação o acréscimo, adição, aditamento, aumento, complemento, suprimento. Tudo isso para te dizer que chegam períodos na vida em que que inserir, colocar, adicionar ou acrescentar, será uma forma a ser pensada entre o paciente e o profissional da área para a prescrição... então bora lá pro textão...

A definição que considero mais clara sobre suplementos alimentares pode ser encontrada em um informativo da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, de 2015:

“Suplementos alimentares têm por finalidade complementar a alimentação de indivíduos saudáveis”.

A necessidade de complementar a dieta é apontada como a principal razão por trás da compra. Quem vê esse fluxo nem imagina que o Brasil não possuía uma regulamentação específica para a categoria. 

Os brasileiros estão consumindo cada vez mais produtos para melhorar o desempenho físico nos esportes, por exemplo. De acordo com o Euromonitor, o Brasil já é o quarto país no ranking de vendas de produtos da categoria "nutrição esportiva” Mas não entraremos nessa área hoje, foi apenas uma “pincelada” neste assunto. 

Macronutrientes – Nos macronutrientes (que são divididos por grupos) estão os carboidratos que são pães, arroz, macarrão e doces; as proteínas como carne, frango, peixe, leite, derivados do leite e os lipídios encontrados em óleos e castanhas.

Micronutrientes – Os micronutrientes são compostos por vitaminas e minerais, fibras, que embora seja necessário ingerir em quantidades inferiores aos macros, também são importantes para exercer as ações fundamentais do metabolismo do ser humano.

Durante algumas fases da vida quando existe a deficiência desses nutrientes, sejam eles micros ou macros, é necessário realizar a suplementação alimentar.

No início da infância, os nutrientes como cálcio, zinco, magnésio, ferro, vitaminas do complexo B, carboidratos e proteínas, assumem papéis importantes para o crescimento e desenvolvimento de todo esse processo, pois nessa etapa o consumo de energia é extremo.

Na adolescência, os micronutrientes como ferro, cálcio, vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina A, selênio e iodo, são os protagonistas para o desempenho em toda essas transição e grandes sínteses hormonais, naquela fase onde os pais literalmente ficam com cabelos em pé com o comportamento dos filhos.

E na fase adulta, os nutrientes mais importantes são: vitamina D, selênio, zinco e carboidratos, todos dosados dentro de um perfil energético constituído para casa indivíduo.

Na já chamada melhor fase da vida, para os idosos encararem com maestria esta transição, a suplementação alimentar é ainda mais importante. Com o passar das décadas, ocorrem muitas alterações fisiológicas, por exemplo: a perda de massa, função e força muscular, causada pela sarcopenia, osteopenia e condições neurológicas degenerativas, que são muito comuns na terceira idade e acometem, geralmente, pessoas com mais de 65 anos. Portanto, nesta fase é importante a suplementação para manter-se com porte nutricional adequado, prevenindo ou protelando algumas doenças.

 Entre alguns dos nutrientes disponíveis, podemos citar a vitamina D, cálcio, ferro e proteínas, pois são de grande importância neste período...Portanto, as reposições precisam ser feitas de maneira adequada, visando evitar doenças e lesões e garantir a qualidade de vida e a independência dos idosos.

Sem esquecer que dentre, todas essas fases passadas, temos ainda algumas patologias que necessitam de suplementação adequada. Um exemplo é a anemia (quadro que acomete em especial crianças, mulheres com fluxo menstrual intenso ou vegetarianos). Numa condição especial e que requer cuidados, as gestantes, por sua vez, precisam dos suplementos de ácido fólico para o bebê se desenvolver perfeitamente. Pessoas que realizaram cirurgia bariátrica também estão suscetíveis à necessidade de alguma suplementação.

Mas claro, essa informação sobre suplementação não adiantaria se você não tiver em mente que o seu alimento tem que ser a base de tudo, e que uma alimentação planejada, reforçada e cheia de nutrientes para qualquer fase da sua vida deve ser a base disso.

Agora se sua rotina está uma bagunça, não serão cápsulas e pós mágicos que reverterão os impactos que seu corpo está apresentando. Realmente é necessária uma estruturação de vida e rotina para amenizar consequências.

Seja “mais” em tudo, principalmente no fato de alimentar-se com atenção plena e sabedoria.

Seja menos escravo de coisas que não agregam e de alimentos com alta carga de industrialização.

Esteja na medida certa de corpo e mente e suas medidas serão satisfatórias e não causarão impactos na sua vida, no seu jeans, na sua roupa, nem seu bolso...

Pense muito, pense demais a respeito..

Beijo da Nutri.

Redes Sociais:

Watts: (47) 997862121  / 3288-3187

Telegram: https://t.me/taianabrnutri

Instagram: taianabratfisch.nutri

E-mail: taianabr.nutri@gmail.com

Facebook: TaianaBratfischNutricionista

2comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários