Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Seja In Natura

Por Taiana Bratfisch

Taiana Bratfisch

Taiana BratfischNutricionista com Especialização em Neuropsicologia, Fitoterapia, Modulação Intestinal I, Nutrição Esportiva, Capacitação de Nutrição e Suplementação Esportiva, e Alimentação Especial e Estratégias de Controle da Obesidade E Aspectos Psicológicos e do Emagrecimento. MBA Coaching; Técnica em Nutrição e Dietética pela Uniasselvi. Atuo em Clínica de Nutrição e Estética, Treinamentos, Mentorias, Palestras empresariais, mentora de Cursos na Área do desenvolvimento da Nutrição Comportamental.

13/10/2020 11h00Atualizado há 3 anos
Por: Redação
Fonte: Taiana Bratfisch
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)

Excepcional Dia!

Bem-vindo à ideia de fazer teus dias melhores e com mais qualidade. “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. Esta frase foi ditada por Hipócrates há mais de 2.400 anos e cada vez mais a ciência comprova a relação estreita entre o hábito alimentar e a diminuição do risco de doenças crônicas e também da sua importância no tratamento destas enfermidades.

Remédios e terapias naturais, desde os primórdios, continuam sendo utilizados com sucesso dentro do setor público e privado de saúde. Desde do ano de 2014, a OMS (Organização Mundial de Saúde) anunciou um plano para integralizar dentro da prática clínica o uso de fitoterápicos e a inclusão das Práticas Integrativas e Complementares (PICS), que são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Esta “nova” prática dos tratamentos naturais vem revolucionando a saúde e bem-estar das pessoas...

Ah, Nutri! então posso curar todas as doenças usando plantas ao invés de medicamentos? A resposta é não. Mas se para cada panela tem sua tampa, para cada pessoa existe um tratamento integralizado mediante a investigação da sua patologia ou da sua necessidade, para que se possa potencializar sua qualidade de vida e, em contrapartida, ir fazendo o “desmame”, dependendo da prescrição.

Se colocarmos a mão na consciência, vamos relembrar os velhos tempos e veremos que há pouco tempo atrás os nossos avós tratavam resfriados, gripes, tosses, alergias, arranhões e muitas vezes até dor de dente com cuidados caseiros, a fim de cuidar da saúde da família como todo. Exceto aqueles casos mais graves que, logicamente, necessitavam emergência. Tá, e como acontecia a mágica? Eles utilizavam o que tinham disponível em casa, no quintal... Isso mesmo! Quando o Brasil foi descoberto, a Fitoterapia reinava praticamente sozinha, não havia vacinas nem os medicamentos sintéticos, que só aparecem no final do século XIX com a aspirina.  O conhecimento das propriedades das plantas medicinais é uma das maiores riquezas da cultura indígena, uma sabedoria tradicional que passou de geração em geração. O índio tem um conhecimento profundo da flora medicinal, retirando dela os mais diversos remédios, usados de diferentes formas. Suas práticas curativas e preventivas estão relacionadas com o modo como ele percebe a doença e suas causas, sendo realizadas pelo pajé em rituais cheios de elementos mágicos e místicos.

“Os índios precedem de laboratórios, ademais, sempre têm à mão sucos verdes e frescos de ervas. Enjeitam os remédios compostos de vários ingredientes, preferem os mais simples, em qualquer caso de cura, visto que por estes medicamentos os corpos não ficam tão irritados”. (Pereira, op. cit. in Silva, Édina B., 1997).

 É comum se ouvir dizer sobre o uso das plantas medicinais que, se não fizer bem, mal não fará, porém não é bem assim. Sua utilização inadequada pode trazer efeitos indesejados. É necessário ter conhecimento da doença ou do sintoma apresentado e fazer a seleção correta da planta a ser utilizada, além de preparação adequada. A forma de uso, a frequência e a quantidade, são aspectos muito importantes para sua utilização. A dosagem deve observar a idade e o tipo de metabolismo de cada pessoa.

As plantas medicinais podem ser adquiridas em mercados públicos, lojas de ervas, podem ser colhidas no campo ou cultivadas em jardins, hortas, e até em vasos.

“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. Reforço e ratifico esta frase ditada por Hipócrates há mais de 2400 anos e que está cada vez mais evidente e atual.

Cuide de sua saúde, ela não é uma circunstância, não é um rascunho, é sua obra prima! Cultive em casa plantas, ervas, e faça seu chá. Use com moderação e equilíbrio, mas que vire rotina um chá das 9hs, 15hs,16hs, 17hs, 19h, 20h ou das 22hs...Escolha vários horários para tomá-lo, apreciá-lo, simplesmente faça e deguste desse prazer em família....

Surpreenda-se!!!!!

Beijo da Nutri.

Redes Sociais:

Watts: (47) 997862121  / 3288-3187

Telegram: https://t.me/taianabrnutri

Instagram: taianabratfisch.nutri

E-mail: taianabr.nutri@gmail.com

Facebook: TaianaBratfischNutricionista

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários