Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Vento Ventania!!!

Por Taiana Bratfisch

Taiana Bratfisch

Taiana BratfischNutricionista com Especialização em Neuropsicologia, Fitoterapia, Modulação Intestinal I, Nutrição Esportiva, Capacitação de Nutrição e Suplementação Esportiva, e Alimentação Especial e Estratégias de Controle da Obesidade E Aspectos Psicológicos e do Emagrecimento. MBA Coaching; Técnica em Nutrição e Dietética pela Uniasselvi. Atuo em Clínica de Nutrição e Estética, Treinamentos, Mentorias, Palestras empresariais, mentora de Cursos na Área do desenvolvimento da Nutrição Comportamental.

29/09/2020 11h00
Por: Redação
Fonte: Taiana Bratfisch
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)

Excepcional Dia! O Lema de hoje é sentir-se leve.

Hoje trago uma matéria bem intuitiva, perceptiva e olfativa. E agora você chega e pergunta: Que será que vem agora? Pois bem: Você já ouviu falar de FODMAP’s? Aquela “família” de alimentos fermentáveis que tem uma má absorção pelo nosso organismo e pode causar desconforto intestinal em algumas pessoas? Mas, Nutri, que alimentos fermentáveis são esses? São uma família de carboidratos, monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polióis, mas já vamos esclarecer essas nomenclaturas.

Então, eu falo de alguns carboidratos não digeridos pelo nosso trato digestivo, isso quer dizer que a fermentação que eles ocasionam pode causar uma grande produção de gases, distensão abdominal, diarreia, constipação e até dor (aff! eu disse que tinha intuição, percepção e cheiro! Kkk).

Trago essa informação neste texto para alertar a grande demanda de pacientes que me procuram com sintomas de dor, desconforto e distensão abdominal. Alguns substratos rapidamente fermentados por bactérias podem desencadear distensão e cólica abdominal e flatulência… Por sinal,  uma doença que vem sendo bastante comentada é a Síndrome do Intestino Irritável (SII)¹, uma condição crônica com alta prevalência em crianças e adultos em todo o mundo. Fatores como angústia, ansiedade, depressão, raiva e impulsividade em crianças influenciam essa hipersensibilidade, mas alguns pacientes atribuem os sintomas a determinados alimentos.

Algumas pessoas podem administrar os sintomas com o controle alimentar  aliado ao seu biótipo e seu gasto energético diário, adaptando o seu estilo de vida e  diminuindo as “cargas” diárias, como estresse. Outras precisam de medicação e terapia. A dieta com baixo teor de FODMAPs é funcional em mais de 70% dos casos de Síndrome do intestino irritável (SII). Cito alguns alimentos ricos e pobres em FODMAP’s:

Cereais e massas Ricas em FODMAP: Pães, bolos, biscoitos, ou cereais contendo trigo, centeio e cereais com xarope de milho/frutose;

Cereais e Massas Pobres em FODMAP: Farinhas, pães, massas e biscoitos sem glúten a base de quinoa, arroz; tapioca, grãos de quinoa e arroz;

Além disso é importante excluir alimentos adoçados com polióis como sorbitol, muito comum em produtos dietéticos.

Laticínios Ricos em FODMAP: Leite de vaca, cabra, ovelha, iogurte, queijo minas, cottage, cream cheese, etc.

Laticínios Pobres em FODMAP:  Manteiga e queijos curados (a partir de 20 dias de maturação, como queijo da canastra).

Frutas Ricas em FODMAP: Maçã, pera, pêssego, manga, melancia, nectarina, cereja, abacate.

Frutas Pobres em FODMAP:  Banana, amora, carambola, uva, abacaxi, melão, kiwi, limão, laranja, tangerina, morango, maracujá.

É importante ressaltar que se você não tem intolerância aos FODMAPs, não há motivo para eliminar esses alimentos da dieta, principalmente pelo fato de alguns deles serem muito saudáveis, portanto, a dieta com restrição em FODMAP’s deve ser individualizada;

  • O plano alimentar funciona pelo tempo de 6 a 8 semanas com a exclusão dos alimentos com alto FODMAP e priorizando os de baixo FODMAP;
  • Após a exclusão, alguns alimentos são reintroduzidos em média de 30-60 dias depois. Essa reintrodução deve ser feita em porções pequenas e de maneira isolada, para poder identificar os alimentos causadores dos sintomas e, assim, retirá-los por definitivo do cardápio.

#DICADANUTRI: Não é necessário excluir todos os alimentos que contenham Fodmaps, apenas saber qual deve ser evitado, qual deve ser consumido moderadamente ou qual pode ser consumido à vontade, e assim siga a vida mais leve sem ter aquela sensação de estufamento ou com uns “Puns” que ninguém consegue ficar próximo a você, deixe que o vento leve e faça leve!!

 

Não espere a motivação chegar para você começar algo. Comece que a motivação vem! Inicie algo novo dentro de você, externalize suas vontades e coloque-as em prática.

Beijo da Nutri.

Redes Sociais:

Watts: (47) 997862121

Telegram: https://t.me/taianabrnutri

Instagram: taianabratfisch.nutri

E-mail: taianabr.nutri@gmail.com

Facebook: TaianaBratfischNutricionista

 

1. Diagnostic Criteria for Functional Gastrointestinal Disorders. The Rome Foundation; 2014. Disponível em: . Acesso 20 setembro de 2020. de Roest RH, Dobbs BR, Chapman BA, Batman B, O’Brien LA, Leeper JA et al. The low FODMAP diet improves gastrointestinal symptoms in patients with irritable bowel syndrome: a prospective study. Int J Clin Pract. 2013;67: 895–903.

3comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários