Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Zonas Azuis (Blue Zones)

Por Taiana Bratfisch

Taiana Bratfisch

Taiana BratfischNutricionista com Especialização em Neuropsicologia, Fitoterapia, Modulação Intestinal I, Nutrição Esportiva, Capacitação de Nutrição e Suplementação Esportiva, e Alimentação Especial e Estratégias de Controle da Obesidade E Aspectos Psicológicos e do Emagrecimento. MBA Coaching; Técnica em Nutrição e Dietética pela Uniasselvi. Atuo em Clínica de Nutrição e Estética, Treinamentos, Mentorias, Palestras empresariais, mentora de Cursos na Área do desenvolvimento da Nutrição Comportamental.

01/09/2020 10h59Atualizado há 4 anos
Por: Redação
Fonte: Taiana Bratfisch
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)

Excepcional Dia! Que seja um dia lindo de céu azul aberto...

Entraremos direto no tema hoje falando de longevidade de pessoas longevas, mas que significa esse tal de Blue Zones?

Blue Zones, são locais no mundo onde as pessoas são mais longevas, ultrapassando a marca de 100 anos de idade. Estas cidades vêm sendo pesquisadas por cientistas, e eles trazem a seguinte informação: que nesses locais algumas práticas, hábitos, comportamentos, interação dessas populações como meio ambiente e características desses habitantes resultam em alta incidência de pessoas longevas.

Hum, então significa pessoas longevas? Qualidade de longevo; duração da vida (de um indivíduo, de um grupo, de uma espécie), mais longa que o comum. duração, durabilidade de qualquer coisa (concreta ou abstrata).

Interessante neste contexto que essas pessoas centenárias estão hoje nas seguintes cidades chamadas de Blue Zone que são: Sardegna (Itália), Icária (Grécia), Nicoya (Costa Rica), Okinawa (Japão), Loma Linda (Califórnia).

Quero trazer nesse texto que importante para essas pessoas é qualidade de vida e o que inclui isso Nutri?

Segue alguns itens que se aplica a pessoas que buscam a longevidade entre elas estão: priorizar as frutas, os legumes e os grãos, a "comida de verdade", evitando alimentos refinados e ultraprocessados. "Além de valorizar mais os alimentos que vêm da terra, é importante ficar atento à quantidade (parar quando se sentir 80% satisfeito), comer apenas quando estiver com fome, ficar atento ao sabor, cor, cheiro e textura dos alimentos e fazer as refeições em família, sentado à mesa". Não utilizar dispositivos eletrônicos na hora das refeições, nem ingerir líquidos, comer com o foco voltado a nutrir-se e não se saciar completamente. Saiba se você está no caminho da longevidade saudável:

Dorme pelo menos 7h30 todos os dias.

Come pelo menos 4 boas porções de frutas e verduras todos os dias.

Não fuma há pelo menos 3 anos.

Participa de alguma comunidade religiosa e frequenta reuniões pelo menos 4 vezes ao mês.

Você tem pelo menos três amigos verdadeiros, de que você goste, com quem pode ter uma conversa séria e que pode ligar em um dia ruim e eles vão se importar.

Se você consegue escrever em uma frase qual seu propósito de vida.

Pratica exercícios físicos pelo menos 30 minutos por dia, pode ser caminhada.

Entrar em contato com nossa verdade, abrir mão do que não me faz bem.

Então caro leitor, essa informação vem de encontro ao que almejamos, qualidade de vida, estarmos saudáveis e juntos de quem amamos. Pensou em estarmos juntos com nossos filhos, netos, bisnetos, tataranetos e poder com eles compartilhar de fatos, emoções e toda transição de uma vida de mais de 100 anos?  Realmente não estamos aqui pensando em partir, eu particularmente quero viver 110 anos e a minha família sabe disso e você está fazendo que cálculo de sua vida?

Já se entregou dizendo que a vida parou aos 80 anos? Arrumando qualquer desculpa e achar uma doença ao invés de promover a saúde.... Essas dicas são valiosas, e é a verdade de onde estão essas pessoas centenárias, podemos refletir hoje e começar a repensar em novos hábitos e incluir algumas dessas dicas.

Vamos incluir nossa cidade nessas regiões tornarmos um Zona azul da longevidade, e porque não né? Já que o não existe para todos, vamos em busca do nosso sim da nossa verdade da nossa longevidade....

Te espero nessa, uma coisa de cada vez não precisa acelerar as coisas o negócio e não parar NUNCA!!!!!

Beijo da Nutri.

Redes Sociais:
Watts: (47) 997862121  / 3288-3187
Telegram: https://t.me/taianabrnutri
Instagram: taianabratfisch.nutri
E-mail: taianabr.nutri@gmail.com
Facebook: TaianaBratfischNutricionista
3comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários