Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Afinal, o que é Autoconhecimento?

Por Michelle Cavichioli

20/07/2022 16h47Atualizado há 2 anos
Por: Redação
Michelle Cavichioli (Foto: Divulgação)
Michelle Cavichioli (Foto: Divulgação)

A definição mais ouvida sobre autoconhecimento é o ato de olhar para si.

Ok, mas olhar o que? Por quê? E como?

 

Cada momento ou fase da vida nos estimula a nos conhecermos mais. Vamos supor que você está no início do seu empreendimento, este momento irá lhe exigir a olhar para si e reconhecer quais recursos internos você possui ou precisa desenvolver. Assim como se você estiver por exemplo, com foco no início da maternidade/ paternidade, essa fase irá lhe exigir também conhecer-se mais para desempenhar da melhor forma seu papel de mãe/ pai. Em ambos os casos, além de buscar conhecer técnicas, obter informações, o que chamo de recursos externos a você, é preciso direcionar a atenção para si mesmo(a) para reconhecer suas habilidades, sentimentos, pensamentos e verificar o que é funcional ou não para as experiências vividas.

Então podemos chegar a uma conclusão de que o autoconhecimento é bastante dinâmico, pode-se aprofundar o nível de conhecimento sobre si ao longo da sua jornada.

Você pode passar a ter mais interesse em se conhecer, diante de novos desafios ou quando tem algo lhe incomodando, na sua forma de agir, nos seus resultados, nos seus relacionamentos. Quando você se dá conta que tem algum ciclo se repetindo em sua vida e isso não lhe agrada.

O mais interessante é que quanto mais você direciona a atenção para si, mais você se responsabiliza por seus resultados, sejam eles bons ou não. Você passa a se questionar qual sua parcela de responsabilidade sobre o que está acontecendo consigo e verifica o que está sob seu controle mudar.

A grande chave da mudança, é esta autoconsciência, em se assumir como protagonista da própria vida. Sem a pretensão em querer mudar as pessoas, sem o desvalor de se comparar, sem a arrogância de culpar nada nem ninguém sobre o que acontece com você.

Importante destacar que o autoconhecimento você não adquire na cadeira da faculdade ou num curso convencional. Ele está sempre como “pano de fundo” nas suas experiências e para você acessá-lo é preciso tempo e dedicação.  

Irei lhe propor dois pontos para você aprofundar seu autoconhecimento, com exercícios para praticar:

1) Aceitar-se como você é: esse reconhecimento inicial sobre o seu modo de funcionamento é fundamental para lhe dar um norte sobre o que está bom e o que você deseja melhorar. Autoconhecimento não é só pensar sobre si, mas sim traçar um plano objetivo sobre o que você quer desenvolver, como vai fazer isso e até quando.

Para exercitar convido você a fazer uma lista extensa dos seus os pontos fortes, seus talentos e seus pontos a desenvolver. O que ajuda muito nessa etapa é você perguntar o que as pessoas que te conhecem e que você tem intimidade pensam sobre você. Assimile, filtre e acima de tudo esteja aberto(a) para receber esses feedbacks.

2) Adotar a auto-observação na sua vida: o que significa isso, ter um olhar sobre suas ações, prestar atenção sobre suas atitudes, comportamentos, buscar compreender o que te levou a agir de determinada forma ou a tomar tal decisão. Além dos sentimentos, procure perceber o que você estava pensando, principalmente numa alteração de humor. Apenas seja seu próprio observador(a), sem julgamentos. Diariamente temos a oportunidade de nos autoconhecermos se adotarmos essa postura.

Isso é possível através de um momento de reflexão sobre os acontecimentos do seu dia. Eu indico antes de dormir, você responder 2 perguntas: qual seu aprendizado no dia de hoje? O que você faria diferente?

Melhor ainda se você escrever as respostas numa espécie de diário. Imagine que maravilha você tornar isso um hábito.

Para finalizar, seja compreensivo(a) com sua trajetória, com seu ritmo e perceba e valorize sua mudança até aqui. Eu garanto que seu nível de autoconhecimento hoje é maior do que há 5 anos atrás, pare um pouco para pensar, o quanto você já evoluiu.

Lembre-se, você mais do que ninguém se conhece, basta dedicar tempo e atenção para revelar suas potencialidades.

Michelle Cavichioli – Psicóloga e Coach, ajudo você a harmonizar vida e carreira através da psicoterapia, coaching, assessment ou mentoria – processo individual, ao vivo e on-line.

Acompanhe as redes sociais e faça contato:

@michellecavichioli

Podcast InspirAção – App Spotify ou Deezer: Michelle Cavichioli

Para agendar sua sessão de avaliação: (47) 99139 4988

michellecavichioli@gmail.com

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários