Treviso Pizzaria_970x90
MOÇÃO

Câmara entrega moções a quatro personalidades do município em sessão solene

Sessão Solene já está disponível no YouTube

02/05/2022 08h59
Por: Redação
Fonte: www.camarablu.sc.gov.br

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira (26), a sessão solene mensal de entrega de moções de louvor do mês de abril. O Legislativo de Blumenau abre esse espaço para a valorização de personalidades, empresas e instituições que têm contribuído com o crescimento da cidade. Foram entregues moções de louvor a quatro personalidades que se destacaram pelo trabalho realizado em favor do município. A solenidade, que aconteceu no plenário, contou com as presenças da vice-presidente da Casa Legislativa, vereadora Silmara da Silva Miguel (PSD), da vereadora Cristiane Loureiro (Podemos), dos homenageados, autoridades municipais e demais convidados. Os homenageados foram escolhidos pelas vereadoras proponentes, porém aprovados pelos demais parlamentares.

A vereadora Silmara Miguel é autora da moção de louvor N°152/2021, destinada a Salete Sbardelatti pelos 30 anos de serviços prestados à comunidade como líder comunitária no município. A parlamentar destacou a formação da homenageada e a sua trajetória profissional. Ressaltou que para Salete o importante é valorizar as atividades em prol da participação da família. Apontou que a homenageada acredita no resgate das tradições em prol de uma maior oportunidade de participação da família e da comunidade em geral. “Esse olhar é precioso, ainda mais nos tempos que nós vivemos atualmente, onde presenciamos uma desvalorização da família, e desafios constantes da valorização do respeito e da valorização do próximo. Essas atribuições nós vemos em todas as suas atitudes”, ressaltou a parlamentar, lembrando que participou do Projeto Promovendo a Paz, que foi liderado pela Salete Sbardelatti. Também agradeceu a homenageada pelo seu envolvimento comunitário e seu trabalho voluntário. Reconheceu todo o trabalho feito por ela e a disposição da homenageada em sempre se envolver com as ações da comunidade. Por fim, apresentou um vídeo com depoimentos de autoridades e personalidades municipais, destacando o envolvimento social e engajamento comunitário da homenageada.

A líder comunitária Salete Sbardelatti destacou que esses 30 anos de vida comunitária só foram possíveis graças aos amigos, parceiros comunitários e entidades e instituições parceiras. Também agradeceu aos vereadores da Câmara que aprovaram essa moção, em especial a vereadora Silmara. “Com certeza esse momento ficará registrado na minha memória e também vai fazer parte de um acervo de recordações da minha história comunitária. Eu tive oportunidade de estar nesta tribuna em outros momentos recebendo outras homenagens, mas também apresentando projetos comunitários. Para desenvolver um bom trabalho foi preciso sempre nos capacitar, ampliar o nosso leque de amizades e parcerias, fortalecer os laços com pessoas, lideranças de vários segmentos, com as autoridades locais, sempre na busca do melhor para a comunidade. Nós acreditamos que estamos neste mundo para servir o próximo e precisamos ser resilientes, amistosos e perseverantes com nossas boas ações e fortalecermos também o capital social da comunidade. Com as entidades e instituições das quais atuamos acabamos fortalecendo também as políticas públicas, que não podem ser somente de responsabilidade dos órgãos públicos, mas sim responsabilidade de cada um de nós”, destacou, dividindo a homenagem com todos aqueles que de alguma forma participam ou participaram da sua vida comunitária. “Nessa caminhada a luta foi grande, não foi fácil, nós tivemos muitos desafios, mas sempre conseguimos superar as dificuldades e nos fortalecemos pela unidade entre todos, em especial entre os amigos e parceiros comunitários”, finalizou.

Silmara também entregou a moção N° 21/2022, que propôs a Marcos Aurélio Saldanha, pelos excelentes serviços prestados à frente da Associação de Moradores do Grande Concórdia. A vereadora falou sobre a carreira do homenageado como líder comunitário. “Hoje você colhe os frutos de cada esforço e dedicação investidos em prol da comunidade que o rodeia”. Apontou que a comunidade Concórdia é conhecida e respeitada pelos poderes público municipal e estadual graças a todo o trabalho e esforços feitos por ele à frente da associação. “Você é um verdadeiro líder comunitário, que não olha as siglas partidárias, frequenta os 15 gabinetes, sempre presente na Casa Legislativa e buscando resolver as demandas da comunidade. Você é uma pessoa tão empenhada e que aplica o máximo de si em tudo que faz. As necessidades das outras pessoas sempre são maiores do que seus próprios interesses.  Da mesma forma impessoal que pede ajuda, também você sabe agradecer”, destacou, salientando que essa homenagem é singela, mas muito merecida pelo trabalho de muito tempo à frente da entidade e pela forma como está inserindo e passando o bastão ao novo presidente da associação. Por fim, apresentou um vídeo de homenagem com depoimentos de familiares, amigos e outros líderes comunitários.

Marcos Aurélio Saldanha agradeceu a Câmara de Vereadores pela aprovação da homenagem, à vereadora proponente e aos demais vereadores que sempre buscam ajudar e apoiar a associação e os moradores com as demandas. Disse que foi um momento muito especial e dedicou a honraria para a comunidade e para os parceiros da sua caminhada. “Quero agradecer a todos. Essa homenagem não coroa apenas o trabalho do líder comunitário, mas sim todo o esforço da comunidade que é quem recebe os resultados desse valoroso trabalho. Essa homenagem é um reflexo de todo este nosso trabalho, sempre buscando melhorar as diversas áreas na comunidade, como a saúde, a educação e a segurança. Nós nos dedicamos a buscar resolver qualquer problema, seja de um indivíduo em si ou de um grupo, seja um problema pequeno ou grande, que dependa do poder público. Não é à toa que a comunidade tem recebido muitos benefícios e recursos, além de ser respeitada pelo poder público”, salientou. Explicou que agora está passando de forma responsável o bastão e a experiência para a nova gestão e que ele vai em busca de novos objetivos, mas salientou que nunca vai deixar de ser um agente transformador, pois em qualquer lugar da sociedade onde estiver inserido vai procurar melhorar a vida dos outros.

A vereadora Cristiane Loureiro é autora da moção destinada à Associação Blumenauense na Luta contra o Câncer (Ablucan). A honraria foi entregue à entidade civil sem fins lucrativos em reconhecimento à sua atuação no município e pela passagem de 15 anos de fundação. Apontou que a entidade foi fundada em 21 de fevereiro de 2007 por um grupo de aproximadamente 15 integrantes, tendo como mantenedora a ABA, Aliança Bíblica de Avivamento. Informou que mais de 460 pessoas e seus familiares já foram beneficiados pelos serviços da entidade com atendimentos individuais ou em grupos e visitas domiciliares. “Quando você é afetado por essa notícia que você tem câncer, como eu fui, é importante saber que você não precisa passar por isso sozinha, e você ganha forças de várias pessoas. A associação é uma dessas alavancas, no qual as pessoas procuram forças e encontram, porque nos momentos em que visitei a entidade vi nas voluntárias um carinho, um amor e um acolhimento muito especial com as pessoas que têm câncer na cidade. As pessoas que estão lá recebem a graça de estar com vocês, a palavra amiga que faz a diferença no momento de sofrimento. Que vocês tenham cada vez mais prosperidade no trabalho e continuem fazendo a diferença na vida dessas pessoas”, desejou, parabenizando e reconhecendo o trabalho da entidade e apresentando fotos de vários momentos em que visitou a associação.

A presidente da Ablucan, Hanelore Mandel, disse que foi muito gratificante receber essa homenagem da Câmara de Vereadores. Ela dedicou a honraria à mantenedora, às voluntárias e a todos os assistidos pela entidade. Apontou que no último dia 21 a associação completou 15 anos. “Foram muitos desafios, mas com a graça de Deus todos vencidos.  Sabemos como é difícil o trabalho voluntário, temos que fazer de tudo para conseguir resultado e com poucos recursos. Nós temos convênio com a prefeitura e também nós temos recebido muito apoio dos vereadores, que no fim do ano, geralmente na época da subvenção, também têm nos agraciado. Queremos agradecer a todos por esse carinho e por essa homenagem. Também quero louvar a Deus e pedir que ele derrame as mais ricas bênçãos sobre a vida de todos os vereadores que nos homenagearam com essa moção”, concluiu.

A vereadora Cristiane Loureiro também entregou uma moção de louvor ao presidente do Sescon Blumenau, Ricardo Luiz Tomaz. Ela contou um pouco do currículo do homenageado, que é graduado em Ciências Contábeis pela Furb e pós-graduado em Gestão e Planejamento Tributário, professor universitário, vice-presidente da Viacredi e atualmente é presidente do Sescon na gestão 2022-2024, “Antes mesmo da sua Graduação, Ricardo prestava serviços voluntários à comunidade, mobilizando, estimulando e organizando ações de arrecadação e distribuição de alimentos. Enquanto contador orienta gratuitamente associação de moradores e pessoas jurídicas sem fins econômicos, no registro de seus estatutos sociais e no preenchimento das declarações de imposto de renda. Também mobiliza colegas de categoria para que de modo voluntário, prestem auxílio a pessoas e entidades que não disponham de recurso, tempo ou conhecimento para fazerem suas declarações de renda e orientem pessoas jurídicas e pessoas físicas a doarem parte do imposto de renda devido aos fundos legalmente constituídos, cujos recursos revertem em ações voltadas à comunidade local”, apontou, lembrando da posse dele no Sescon Blumenau no dia 15 de março de 2022. “Você que nunca esquece do ser humano, nunca esquece de ajudar e contribuir. Por esses e tantos outros motivos você é meu homenageado e me sinto muito orgulhosa pelo seu currículo e pela pessoa que você é, pelo que você representa diante da sociedade e de seus familiares”, concluiu, o parabenizando pelo trabalho de ajuda ao próximo.

O presidente do Sescon, Ricardo Luiz Tomaz, apontou que se sentiu feliz e realizado pela homenagem. Também agradeceu a Câmara de Vereadores e a vereadora proponente pela honraria. Apontou que a sua realização pessoal é fruto do seu trabalho, da sua dedicação e do seu amor ao próximo. Também enalteceu como a educação é importante e transformou a sua vida. “Todas essas funções têm o seu preço, por isso dedico para a minha família também essa homenagem, pois muitas vezes abrimos mão do convívio familiar nos dedicando às entidades e em outras funções. Eu estou com um desafio grande à frente do Sescon porque existem muitas demandas de representatividade da categoria. Nós temos nesta nova gestão a convicção de ter uma responsabilidade social da entidade”. Aproveitou para convocar a classe contábil nesse momento de declaração de Imposto de Renda a abraçar a causa e fazer a doação para fundos da criança, adolescente e idoso.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários