Treviso Pizzaria_970x90
TRÂNSITO

Guarda Municipal participa de palestra sobre abordagem de veículos com portadores de autismo

A palestra foi ministrada pela Associação de Amigos dos Autistas (AMA)

22/04/2022 07h20
Por: Redação
Fonte: www.blumenau.sc.gov.br
19
(Foto: Marcelo Martins)
(Foto: Marcelo Martins)

Na terça-feira, dia 19, os agentes de trânsito de Blumenau participaram de um treinamento de capacitação sobre a abordagem de veículos com portadores de TEA - Transtorno do Espectro Autista. A ação aconteceu em dois horários, na sede da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), com palestras ministradas pela Associação de Amigos dos Autistas (AMA). 

Na ocasião também estiveram presentes alguns Guardas de Trânsito de Itajaí e Pomerode. Ao todo, 43 guardas participaram da ação que teve o objetivo de orientar os agentes sobre condutas adequadas em abordagens que envolvam condutores ou passageiros portadores de TEA. 

Rhenius, chefe da Guarda Municipal de Blumenau e agente de trânsito há mais de 18 anos, conta que já passou por situações semelhantes até mesmo como condutor, pois tem um filho autista.

“Receber as instruções adequadas e entender como funciona o comportamento de uma pessoa com autismo é importante para todos, e como pai de um menino com autismo sei bem dessa importância. É o comportamento do autista que precisa ser compreendido e respeitado. Enquanto agentes de trânsito essas orientações nos dão maior segurança sobre como agir em casos de abordagem possibilitando uma maior assertividade e segurança para todas as pessoas envolvidas” afirma.

“Aproveitando o mês da conscientização do autismo, o nosso objetivo é fazer com que cada vez mais as pessoas saibam lidar com os autistas e compreendam essa necessidade com tranquilidade.“ ressalta Ana Paula Müller, presidente da AMA Blumenau.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários