Treviso Pizzaria_970x90
CULTURA

SMC abre exposição "Um olhar sobre Van Gogh" para visitação do público

O projeto foi o ganhador do prêmio emergencial de cultura Leide Regina de Liz

18/04/2022 09h12
Por: Redação
Fonte: www.blumenau.sc.gov.br
(Foto: Michele Lamin)
(Foto: Michele Lamin)

A Bluap – Associação Blumenauense de Artistas Plásticos, por meio da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais (SMC), apresenta uma exposição que está aberta para visitação do público até o dia 28 de abril. A mostra, que faz parte do projeto “Um olhar sobre Van Gogh", foi reproduzida por 12 artistas plásticos que identificaram as principais técnicas utilizadas pelo artista Van Gogh.

Para a pintura das obras, os artistas pesquisaram os principais aspectos da trajetória de Vincent Van Gogh, analisando suas obras, técnicas, paleta de cores, fatores motivacionais e contexto em que viveu. Já como suporte para as pinturas, foram utilizadas caixas de papelão recicladas, apoiadas também sobre caixas previamente preparadas que formam uma instalação contemporânea e instigante. Modelo que permite a interação dos visitantes com as obras reproduzidas em todos os lados de cada caixa e possibilita o uso sensorial dos visitantes através do tato.

“Em 2020, em meio à pandemia e ao isolamento social, a SMC lançou o edital do prêmio emergencial de cultura Leide Regina de Liz, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau - CMPC. Na apresentação, exibida no "Festival Multicultural Blumenau On-line”, um vídeo foi reproduzido pela Bluap com o passo a passo da preparação e pintura das caixas de papelão recicladas, bem como apresentando a paleta de cores das obras de Van Gogh e o resultado da pesquisa da vida e obra deste grande mestre” conta Ziza Müller, presidente da Bluap.

As obras estão expostas na Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Blumenau - ETSUS Blumenau, localizada na rua Dois de Setembro, 1510, no bairro Itoupava Norte. 

Confira a lista de artistas participantes do projeto:

- Antonio Montibeller;
- Arlete Bondavalli;
- Benedito Augusto;
- Dulce Paladini;
- Du Laus Néia;
- Jean Tomedi;
- Lourdes Dalmarco;
- Lucienne Sprung;
- Nelson Julio;
- Sandra Winkler;
- Sam Veloso;
- Ziza Müller.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários