Treviso Pizzaria_970x90
MULHER

Inaugurada Galeria Lilás que preserva memória política das vereadoras de Blumenau

Solenidade contou com as presenças de vereadores, servidores e outras autoridades do município

25/03/2022 08h15
Por: Redação
Fonte: www.camarablu.sc.gov.br
(Fotos: Denner Ovidio / Imprensa CMB)
(Fotos: Denner Ovidio / Imprensa CMB)

A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou a solenidade de inauguração da Galeria Lilás no início da sessão ordinária desta quinta-feira (24). A galeria consiste em um espaço reservado para mural de fotos das vereadoras mulheres de todas as legislaturas, e está localizada no Salão Nobre Manoel da Luz Rampelotti, anexo ao plenário da Casa Legislativa. A solenidade contou com as presenças de vereadores, servidores e outras autoridades do município.

 

A presidente em exercício da Câmara, vereadora Silmara Miguel (PSD), que conduziu o ato, assinalou que o objetivo da galeria não é somente enaltecer as mulheres que passaram ou que estão como vereadoras na Casa, mas também incentivar as mulheres para que se envolvam no processo da política. Afirmou que as mulheres que vieram antes dela foram grandes incentivadoras para que assumisse um mandato na Câmara, e destacou que a luta para contribuir com o desenvolvimento da cidade vale a pena.

 

Também agradeceu aos vereadores que sempre oferecem apoio nessa caminhada. “Não entramos aqui para medir forças com os homens, mas para unir forças com eles”, afirmou, dedicando ainda a galeria a todas as servidoras do Legislativo e a todas as mulheres de Blumenau.

 

Ao usar a palavra, a vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) parabenizou a todas as mulheres envolvidas na inauguração, e destacou que a Galeria Lilás mantém viva a história da mulher na política de Blumenau. “Que a gente sirva de incentivo para que mais mulheres estejam aqui representadas pelo trabalho que realizam. É importante esse resgate e a valorização dessas histórias. Desejo que outras se espelhem para fazer suas próprias histórias e que elas sejam memoráveis”, disse. Acrescentou que se sente muito emocionada em fazer parte da Galeria Lilás.

 

A ex-vereadora Helenice Luchetta falou em nome de todas as ex-vereadoras da cidade e apontou que a história da mulher na política custou a ser concretizada. “Em 1932 tivemos a possibilidade de sermos votadas, e somente 45 anos depois Blumenau elegeu a primeira mulher”, recordou, acrescentando que até aqui foram sete mulheres eleitas, entre outras que foram suplentes. Assinalou que a mulher na política sempre teve que provar sua capacidade e ainda trabalha para ser reconhecida. “Hoje cabe a nós, mulheres, mostrarmos ao mundo se estamos aqui é porque alguém nos escolheu por nossa competência, integridade, dignidade e ética. Todas que aqui passaram deixaram como legado muito trabalho, compromisso e respeito para com os diferentes setores da sociedade”.

 

A reitora da Furb, Márcia Cristina Sardá Espíndola, disse que assim como a vereadora Silmara foi a primeira presidente em exercício da Câmara, ela também foi a primeira reitora mulher. “Em minha campanha sempre dizia ‘não vote em mim por ser mulher, mas por ser capaz’”, frisou, dizendo que percebeu o quanto as mulheres se tornam referência e modelo para outras mulheres quando assumem altos cargos. Ao final, desejou que a galeria sirva de inspiração e referência para que outras mulheres venham a cumprir o mandato legislativo.

 

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, Sueli Roberti Cristofolini, falou sobre as mulheres à frente da Rede Feminina, que há 49 anos realiza um trabalho de referência no apoio a outras mulheres. Disse que era uma honra participar do momento de inauguração da galeria que faz referência a tantas mulheres incríveis da cidade. “Desejo que falte espaço nessa parede para colocar fotos de tantas mulheres que venham a representar o município”.

 

Ao final, o vereador Almir Vieira (Progressistas) falou sobre as atividades realizadas na Câmara relacionadas ao mês da mulher e também sobre projetos de lei aprovados que visam oferecer mais garantias às mulheres, em especial relacionados à violência doméstica. “Esta Casa tem sido precursora em alguns assuntos e sendo exemplo para outras Câmaras. Isso é um pouquinho do que a Câmara de Blumenau pode fazer pela sociedade, capitaneada por essas duas excelentes vereadoras que vem desempenhando um papel fundamental nesta Casa”.

 

As ex-vereadoras e vereadoras em exercício que fazem parte da Galeria Lilás são:

  • Maria do Carmo Carl – 1977 a 1982 e 1983 a 1988
  • Yara Luef – 1989 a 1992 e 1993 a 1996
  • Alzina Micheluzzi – 1997 a 2000
  • Helenice Luchetta – 2009 a 2012
  • Maria Emília de Souza – 2005 a 2008
  • Silmara Silva Miguel – 2021
  • Cristiane Loureiro – 2021

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários