Treviso Pizzaria_970x90
VEREADOR MIRIM

Primeira sessão ordinária mirim é marcada por discursos apresentando propostas e reivindicando melhorias para os educandários

Reunião aconteceu no plenário do Poder Legislativo municipal

08/03/2022 07h51
Por: Redação
Fonte: www.camarablu.sc.gov.br
(Foto: Denner Ovidio / Imprensa CMB)
(Foto: Denner Ovidio / Imprensa CMB)

A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (7), a primeira sessão ordinária do ano. A reunião, que aconteceu no plenário do Poder Legislativo municipal, contou com a participação da vereadora mirim suplente Letícia Aparecida S. Pereira, representante da Escola de Educação Básica Professor Lothar Krieck e do vereador mirim suplente Lucas Eduardo Piske Fogolari, da Escola Básica Municipal Bilíngue Professora Hella Altenburg, que utilizaram a Tribuna Livre, além de outros suplentes e demais autoridades presentes.

A vereadora mirim suplente Letícia, de 13 anos, apresentou as propostas, reivindicações e necessidades percebidas na sua escola e nos demais educandários da cidade, as quais pretende apresentar na Câmara Mirim em conjunto com seu titular para buscar uma solução. Apontou a necessidade de realizar pequenas reformas nos ambientes escolares para melhorar o ambiente de estudo para alunos e professores. Também salientou a necessidade de implantação de sinalização e faixas de segurança em frente às escolas que ainda não possuem e melhorar aquelas que já existem. “Isso é necessário para proporcionar mais segurança aos pais e alunos que trafegam pelas escolas em automóveis. Algumas escolas não possuem e aquelas que possuem, muitas vezes, estão danificadas ou ilegíveis. Seria bom não só a sinalização, mas também o asfaltamento, uma vez que as ruas que são de paralelepípedo ou de barro se tornam muito perigosas em dias de chuva”, assinalou. Por fim, a estudante também disse que tem como proposta a inclusão de aulas extracurriculares nas escolas para alunos do 1° ao 5° ano, como também do 6° ao 9° ano, auxiliando no aprendizado e na criatividade dos alunos. “Aulas de dança, teatro, Libras, música, artesanato, esporte. Já para os anos finais poderiam ser aulas de costura, culinária e primeiros socorros”, sinalizou.

 

O vereador mirim suplente Lucas Eduardo Piske Fogolari, da Escola Básica Municipal Bilíngue Professora Hella Altenburg, também com 13 anos, apontou que está na Câmara Mirim juntamente com a vereadora mirim Beatriz Caroline de Andrade para ajudar a melhorar Blumenau com projetos a favor da sociedade, lutando por seus objetivos e ideias e dando seu melhor pela cidade. Citou algumas das necessidades tanto da sua escola como também de outros educandários. “Na minha escola e na escola Patrícia Helena F. Pegorim, os alunos sofrem com a falta de calçadas e precisam andar em meio aos carros, o que pode resultar em acidentes. Outra dificuldade é a falta de asfalto ou calçamento no trajeto das escolas, o que prejudica o acesso às mesmas, como exemplo a EBM Bilíngue Patrícia Helena F. Pegorim, pois não há nenhum tipo de calçamento ou asfalto e a pista ainda é de chão batido” assinalou, reivindicando também a colocação do piso tátil nas calçadas em vários bairros para os deficientes visuais, dizendo que a falta desse equipamento pode resultar em acidentes muito graves.

 

Os vereadores mirins titulares utilizaram a tribuna para seus pronunciamentos. Aproveitaram seus primeiros pronunciamentos no parlamento mirim para se apresentarem e falarem de suas propostas para o mandato, assim como suas solicitações e reivindicações ao poder público, especialmente as necessidades para suas comunidades escolares e seus bairros, que serão levantadas durante o ano na Câmara Mirim. Entre os assuntos abordados estavam questões relacionadas às reformas nos educandários, à inclusão de matérias de Libras nas salas de aula, à necessidade de manutenção, revitalização ou implantação de calçadas, necessidade de pavimentação asfáltica de ruas em frente às escolas, acessibilidade nas calçadas e dentro das escolas, entre outras demandas para a cidade, como prolongamento de ciclofaixas, revitalização de calçadas dos terminais de ônibus. Os vereadores mirins também utilizaram de seu tempo de fala para prestar homenagem às mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher nesta terça-feira (8).

 

A próxima sessão ordinária mirim será realizada no dia 21 de março, às 15h, no plenário da Câmara Municipal. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários