Treviso Pizzaria_970x90
MULHER

Blumenau intensifica ações durante a Semana Municipal da Mulher, celebrada em março

Programação coordenada pelo Caism ocorre de 7 a 11 de março, em vários locais

05/03/2022 16h00
Por: Redação
Fonte: www.blumenau.sc.gov.br
32

O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março. Neste ano, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), terá ações promovidas pelo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), em diversos locais. A programação integra a Semana Municipal da Mulher, que será celebrada de 7 a 11 de março.

Ao longo do mês, além de consultas voltadas à prevenção da saúde da mulher que ocorrerão no CAISM, serão promovidas rodas de conversa no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Fortaleza e Garcia, bem como na Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb).

O centro vai disponibilizar 50 vagas para que mulheres com idade entre 25 e 69 anos façam agendamento de consulta de enfermagem, coleta de citopatológico, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e recebam orientações relacionadas ao planejamento familiar, buscando promover autonomia e cuidado para estas mulheres. Em caso e necessidade, a equipe do Caism também fará encaminhamento para consulta com especialista ou novo exame.

Café da manhã para as mulheres

No dia 8 de março, que marca o Dia Internacional da Mulher, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher vai oferecer um café da manhã para as mulheres que freqüentam o Caism e o Núcleo de Atenção em Diabetes (NAD). Uma nutricionista do NAD fará orientação sobre a importância da alimentação saudável. A ação também contará com a presença de um músico voluntário e uma terapeuta holística - que atua no tratamento complementar de doenças e distúrbios físicos e/ou psíquicos.

Atendimento Especializado

A estrutura do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) conta com 18 profissionais entre enfermeiras, técnicas de enfermagem, ginecologista especialista em ultrassom, ginecologista geral, psicóloga, cirurgiões e mastologistas. A unidade está localizada rua República Argentina, nº 2.077, bairro Ponta Aguda (Anexo ao AG Heinz Schrader). O telefone do Centro é o 3381-7821. E o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h – sem fechar para o almoço.

Saúde da Mulher

Introduzida no município a partir de 2004, a Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher tem como objetivo a promoção da qualidade de vida da população feminina, estimulando a corresponsabilidade, ampliando os conhecimentos sobre seus direitos na área da saúde, sexualidade e cuidados com o corpo, além de desenvolver ações específicas de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação para as mulheres.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários