Treviso Pizzaria_970x90
VOLTA ÀS AULAS

3º Batalhão entrega materiais escolares arrecadados a crianças carentes de Blumenau

Campanha Volta Às Aulas Solidária

21/02/2022 16h58Atualizado há 2 anos
Por: Redação

Encerrando a 9° edição da Campanha Volta Às Aulas Solidária, o 3° Batalhão de Bombeiros Militar (3°BBM) entregou nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, os materiais escolares arrecadados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes). Representando todos os cadastrados na Secretaria, a família de Jackeline Ferreira, com seus filhos Hanane e Matheus, recebeu kits completos com os materiais da lista escolar e conheceram o batalhão e viaturas dos bombeiros.

 

Estavam presentes na solenidade a Vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, Coronel Olímpio Menestrina, Secretário de Defesa Civil, e representantes dos parceiros desta edição da campanha, como a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), o Núcleo de Atividades Físicas da Associação Empresarial de Blumenau (NAF/Acib) e do Shopping Park Europeu.

 

Conheça a campanha de 2022

 

A Volta Às Aulas Solidária 2022 teve início no dia 5 de janeiro e durou cinco semanas. Os 23 postos de arrecadação coletaram 7.778 itens de material escolar, um recorde em nove edições da campanha. Essa marca histórica foi alcançada por meio do trabalho e da solidariedade dos parceiros e da população do município de Blumenau, que mais uma vez se mobilizaram para ajudar quem mais precisa.

Pelo segundo ano consecutivo um dos destaques de arrecadação foi a Livraria Catarinense, no Shopping Neumarkt, que há três anos envolve seus funcionários e clientes em um ideal coletivo onde “belos frutos são colhidos”, conforme explicou a gerente da unidade, Verônica Souza Schwatz. Segundo ela, “junto com nossos clientes acreditamos que a generosidade é a semente da esperança. A cada ano conseguimos superar as expectativas, sendo assim acreditamos que os melhores anos ainda estão por vir”.

Em suas primeiras semanas, entretanto, o nível de arrecadação esteve abaixo do esperado. Foi durante a terceira semana que a campanha ganhou novos postos de coleta. O Núcleo de Atividades Físicas da Associação Empresarial de Blumenau (NAF/Acib) procurou o 3°BBM e motivou suas academias a participar da campanha. “Foi uma experiência muito interessante e gratificante, pois assim que foi proposto, as academias do núcleo rapidamente abraçaram a causa e em duas semanas arrecadaram 1096 itens de material escolar. Com o esforço de todos os postos de coleta, o ano letivo de diversas crianças e jovens será melhor”, conta Maria Denise Ribeiro Ern, integrante do Núcleo.

Mesmo com o apoio de novas instituições, o 3°BBM prorrogou, junto da Semudes, o período da campanha, que inicialmente iria até 3 de fevereiro, para dia 10. Esta mobilização, que durou mais sete dias, fez a diferença no resultado final da campanha, pois com o prazo estendido, mais pessoas puderam fazer sua doação nos postos de coleta e ajudar um número ainda maior de crianças e jovens de Blumenau.

Além dos novos parceiros, a campanha também contou com o apoio de estabelecimentos e instituições como o 23º Batalhão de Infantaria, o 10º Batalhão de Polícia Militar, as secretarias municipais de Defesa Civil (Sedeci) e de Trânsito e Transportes (Seterb), assim como lojas dos Shoppings Neumarkt, Norte e Park Europeu.

“Mais uma vez a comunidade blumenauense mostrou o quanto é solidária e abraçou a campanha. Mesmo com os reflexos da pandemia na economia, arrecadamos uma quantidade histórica de materiais escolares, que vão fazer a diferença na vida de muitas crianças do município. Em nome das famílias que serão beneficiadas, deixo meu muito obrigado a todos que participaram”, pontuou e agradeceu o Capitão Fillipi Pamplona, comandante da 1ª Companhia de Blumenau.

Em suas nove edições, a Volta Às Aulas Solidária arrecadou 31,6 mil itens de material escolar que foram entregues à Semudes.

Distribuição dos materiais escolares às crianças e jovens

Os quase 7,8 mil itens arrecadados estão sendo distribuídos pela Semudes às famílias em vulnerabilidade social que já estão cadastradas nos Centros Referência de Assistência Social (Cras) do município. É a partir deste cadastro que o poder público identifica quais crianças e jovens precisam dos materiais escolares, sejam eles mochilas, cadernos, ou lápis e borracha.

“Essa campanha representa a alegria para muitas crianças e adolescentes que iniciam ou reiniciam sua jornada escolar neste ano, mas também um fôlego para muitas famílias que não conseguem suprir esta demanda. Fazer parte desta história, unindo quem pode ajudar com quem precisa, demonstra o verdadeiro sentido de viver em comunidade”, afirma a Secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Morastoni Sasse.

 

Confira abaixo a lista completa com os materiais escolares arrecadados em 2022:

Atlas: 4

Apontador: 309

Aquarela: 5

Borracha: 562

Caderno de desenho: 88

Caderno de caligrafia: 10

Caderno grande 96 folhas: 471

Caderno grande dez matérias: 122

Caderno pequeno 96 folhas: 270

Caderno pequeno 48 folhas: 325

Caixa de canetinha: 77

Caixa de cola colorida: 18

Caixa de giz de cera: 183

Caixa de guache: 17

Caixa de lápis de cor: 369

Cartolina: 132

Caneta: 1756

Caneta Marca Texto: 28

Dicionário: 43

Escova de dente: 5

Estojo: 123

Folha de papel A4 (100): 155

Folha de papel A4 (500): 5

Grafite: 26

Jogos educativos: 14

Lápis: 1593

Lapiseira: 6

Livros Infantis: 128

Marcador de quadro branco: 1

Massinha de modelar: 12

Mochila: 68

Pasta: 21

Papel Almaço: 7

Pincel: 9

Porta-Escova: 1

Régua: 359

Tesoura: 123

Tubo de cola: 275

Outros: 62

TOTAL: 7778

 

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários