Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Importância do sono para o emagrecimento

Por Joseane Lermen

16/02/2022 07h30
Por: Redação
Joseane Lermen (Foto: Divulgação)
Joseane Lermen (Foto: Divulgação)

Você sabia que o sono tem grande influência na perda de peso! A diminuição do tempo de sono tem se tornado comum na sociedade moderna. Entretanto, enquanto dormimos, uma série de reações químicas acontecem em nosso organismo para garantir o bom funcionamento de todo nosso corpo.

A privação de sono aumenta não somente o apetite, como também a preferência por alimentos mais calóricos.

Nosso corpo necessita uma média de 8 horas de sono diária. Quando não dormimos a quantidade de horas necessária para que nosso organismo se recomponha nosso corpo passa a produzir grelina (hormônio da fome) em excesso.

Consequentemente, passamos a produzir menos leptina (hormônio da saciedade). Isso significa que dormir mal faz aumentar a sensação de fome ao longo do dia.

A melatonina popularmente conhecida como hormônio do sono, atinge o pico de produção máxima no meio da noite, geralmente, entre 1h e 3h.

Uma noite de sono mal dormida causa alguns malefícios para a nossa saúde física e mental como: depressão, diminuição do libido, déficit de atenção, mau humor e irritação, problemas de memória, queda da libido, prejuízo na hipertrofia muscular, baixo rendimento físico e depressão também são efeitos colaterais enfrentados por quem não dorme corretamente.

Portanto, uma boa noite de sono ajuda sim no processo de emagrecimento, renovação das células, também auxilia no sistema imunológico, no relaxamento dos nervos, músculos e tendões. Além disso, controle da sensação de fome e maior saciedade.

E então, como está a qualidade do seu sono?

Nutricionista Joseane Lermen

Especialista em Nutrição Clínica

Empreendedora de Produtos que visam qualidade de vida e bem estar

Instagram e Facebook: @nutricionistajoseanelermen

E-mail:nutrijoseane@hotmail.com

Contato: (47)99937-6054

(45)92001-6054

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários