Treviso Pizzaria_970x90
COLUNA

Dia 1º de Fevereiro o 3º Batalhão de Bombeiros Militar inicia sua Coluna neste Portal de Notícias

“Conhecendo o Corpo de Bombeiro e suas Ações”

29/01/2022 08h44Atualizado há 4 meses
Por: Redação
139
Tenente Coronel Jorge Artur Cameu Júnior
Tenente Coronel Jorge Artur Cameu Júnior

Temos a grata satisfação em informar à comunidade sobre a parceria entre o 3º  Batalhão de Bombeiros Militar e o Portal de Notícias Correio Comunitário, que se inicia agora em 2022.

 É mais um canal colocado à disposição de Blumenau e região com vistas ao compartilhamento de informações, possibilitando conhecerem um pouco melhor o trabalho do Corpo de Bombeiros.

Nele, divulgaremos as diversas ações, campanhas e missões desenvolvidas pela Corporação e, principalmente, aproveitaremos para disseminar conhecimentos capazes de construir uma cultura preventiva junto à comunidade. A socialização de conhecimentos de bombeiro permite também que as pessoas possam agir de maneira assertiva em algumas ocasiões, minimizando ou evitando danos ao meio ambiente, ao patrimônio e à integridade física das pessoas, ajudando o Corpo de Bombeiros a cumprir sua mais valiosa missão: salvar vidas.

O 3º Batalhão de Bombeiros Militar agradece ao Portal de Notícias Correio pela confiança e por ofertar esse espaço de divulgação à Corporação, convidando a todos para nos acompanharem periodicamente na coluna. Aguardamos vocês na próxima edição. Até lá!

Tenente-Coronel Jorge Artur Cameu Júnior

Comandante do 3º BBM

 

Sobre o Comandante TC Cameu

O Tenente-Coronel Jorge Artur Cameu Júnior, nascido em 20 de março de 1979, é natural de Florianópolis mas tem uma forte ligação com o município de Blumenau porque aqui viveu sua infância, até os 8 anos de idade, e também foi aqui que iniciou sua carreira como oficial, quando realizou o aspirantado (que é uma espécie de estágio probatório após a realização do Curso de Formação de Oficiais) no 10º  Batalhão de Polícia Militar.

Ingressou na Polícia Militar em 1998, como cadete, servindo em Blumenau de 2001 a 2004, como aspirante e 2º  Tenente, sendo que na maioria deste período esteve lotado no 10º  BPM, e a função que mais se destacou foi o comando da base operacional da Velha. Somente em novembro de 2003, no período em que o Corpo de Bombeiros Militar estava se emancipando da PM, é que passou a servir no 3º BBM. Poucos meses após, porém, já foi designado para comandar o pelotão de Barra Velha, onde permaneceu por quase cinco anos. Na sequência, atuou também em Itajaí, na sede do 7º  BBM, ocupando diversas funções operacionais e administrativas; em Florianópolis desenvolveu missões na Diretoria de Ensino, no Estado-Maior Geral e principalmente na Ajudância-Geral; além de ter também comandado o 12º  BBM, em São Miguel do Oeste, de 2017 a 2020. No ano de 2020, teve uma passagem pela Secretaria de Estado da Saúde, atuando na Superintendência de Urgência e Emergência e integrando o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), além de ter atuado também na Casa Militar do Governo do  Estado.

Nesta sua segunda passagem profissional por Blumenau, Cameu retorna ao 3º  BBM para assumir o comando em 10 de fevereiro de 2021, substituindo seu colega de turma, o Coronel Luciano Mombelli da Luz, que veio a ingressar na reserva remunerada.

Vale destacar que o motivo que levou Cameu a passar sua infância em Blumenau se deu por conta de que seu pai, também bombeiro militar, havia sido designado para servir no Corpo de Bombeiros desta cidade após a formatura no Curso de Formação de Sargentos, atuando por aqui de 1979 a 1987. Hoje, seu pai já está na reserva remunerada, após ter atuado de 1987 a 2005 em Florianópolis. Ainda no campo familiar, o Comandante Cameu é casado com Suellen e possui dois filhos: Gabriela e Jorge Artur, de 14 e 10 anos respectivamente.

O 3º  Batalhão de Bombeiros Militar tem como circunscrição os 14 municípios do Médio Vale do Itajaí. Nesta região, atende diretamente as emergências em 9 municípios com 11 quartéis. Outros cinco municípios são atendidos operacionalmente por bombeiros voluntários, que possuem uma grande parceria com o 3º  BBM, porém, mesmo nesses, o 3º. BBM tem a responsabilidade pelo exercício do poder de polícia administrativo, inerente ao poder público, cabendo as  aprovações de projetos preventivos contra incêndio e as vistorias de habite-se e funcionamento.

Nos próximos artigos, vocês saberão um pouco mais sobre a história do Corpo de Bombeiros e sua vinda para Blumenau, que ocorreu em 1958, sendo a segunda cidade do Estado a possuir uma estrutura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Não perca!

 

Coluna 3º Batalhão de Bombeiros Militar “Conhecendo o Corpo de Bombeiros e suas Ações”

Informações e contatos:  Seção de Comunicação Social do 3°BBM

Facebook: @cbmsc.blumenau

Instagram: @cbmsc.blumenau

E-mail: 3b5aux@cbm.sc.gov.br

WhatsApp: (47) 99943-0569

3comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários