Treviso Pizzaria_970x90
TECNOLOGIA

Blumenau vira case em seminário mundial de tecnologia

Adaptação do Pronto para monitoramento de pacientes com Covid-19 e aplicativo Alertablu foram apresentados em encontro virtual

26/10/2021 15h00
Por: Redação
Fonte: www.blumenau.sc.gov.br
(Foto: Eraldo Schnaider)
(Foto: Eraldo Schnaider)

Mais uma vez, Blumenau é reconhecida pela utilização de tecnologia a serviço da população. A adaptação do sistema Pronto para o monitoramento de pacientes com Covid-19 foi apresentada como exemplo de agilidade no desenvolvimento de soluções, durante um seminário virtual de uma empresa multinacional de tecnologia, realizado na semana passada com a participação de diversos países. Outro exemplo citado durante o encontro foi o aplicativo Alertablu, já consolidado em Blumenau como plataforma para consulta de informações sobre as ocorrências climáticas.

“Apenas quatro cases do mundo todo foram selecionados para o evento. Figuramos entre exemplos vindos de lugares como China e México, o que demonstra que dentro da comunidade de desenvolvedores de tecnologia, já somos reconhecidos pela nossa capacidade de inovação, criando soluções que realmente impactam na vida das pessoas”, pontua o prefeito Mário Hildebrandt.

No auge da pandemia, em apenas uma semana, a equipe da Secretaria de Gestão Governamental (Segg) adaptou o sistema que já existia, para realizar o serviço de monitoramento de pacientes positivados. “O resultado do trabalho conjunto entre a Segg e a Secretaria de Promoção da Saúde levou Blumenau a ser reconhecida com a menor taxa de letalidade por Covid-19 do país em municípios com mais de 100 mil habitantes”, completa Hildebrandt.

Sobre o Pronto Mobile

No Pronto, os usuários têm acesso a diversas informações, consultas, histórico e mapeamento das unidades de saúde. Durante a pandemia, ele passou a servir também como ferramenta para a orientação médica e o acompanhamento dos pacientes que testaram positivo para a Covid-19.  Por meio do aplicativo, o cidadão recebe pushs a cada duas horas, com perguntas relacionadas ao seu ao quadro clínico. Por meio das respostas, é possível saber sobre o estado de saúde da pessoa, bem como sua localização, possibilitando conferir se o isolamento está sendo cumprido. Os pacientes que não respondem no prazo previsto, recebem ligação telefônica da equipe de monitoramento.

Isso possibilitou que a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica, fizesse o monitoramento de pacientes com diagnóstico positivo para Covid-19, diminuindo o ritmo de contágio pela doença na cidade. A adaptação do aplicativo deu velocidade e organizou os atendimentos do serviço de saúde de Blumenau no enfrentamento da pandemia. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários