Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Crenças Financeiras: O que são e como influenciam na sua vida financeira

Por Jéssica Schmitt

20/10/2021 13h52Atualizado há 2 anos
Por: Redação
Fonte: Jéssica Schmitt
Jéssica Schmitt (Foto: Divulgação)
Jéssica Schmitt (Foto: Divulgação)

Crenças são coisas que ouvimos ou vemos durante a vida que tomamos como verdades absolutas de forma inconsciente.

Nossas experiências de vida, educação, cultura, ensinamentos dos pais, ambientes que frequentamos, pessoas que estão a nossa volta influenciam e constroem nosso mindset, esses aprendizados regem nosso comportamento, isso acontece com as finanças também.

Geralmente aprendemos na infância a lidar com o dinheiro, pois este é ensinado por nossos pais e isso afeta nossa vida financeira no presente. Sendo assim, se sua família tinha dificuldades financeiras e não sabia como lidar com o dinheiro, provavelmente você construiu crenças negativas a respeito do dinheiro e consequentemente terá comportamentos inconscientes que afetem suas finanças.

Muito do sucesso ou fracasso de uma pessoa está relacionado ao seu mindset, ou seja, sua mentalidade em relação ao dinheiro ou qualquer outro assunto.

Muitas crenças limitantes podem prejudicar o seu futuro sem que você perceba. Alguns pensamentos equivocados em relação ao dinheiro podem estar influenciando suas decisões financeiras e te impedindo de enriquecer.

Para que essa realidade mude você precisa mudar seu mindset financeiro e criar uma mentalidade correta sobre o dinheiro e as finanças.

Com um pouco de esforço e reflexão é possível identificar essas crenças e modifica-las para que nossa relação com o dinheiro mude.

Conheça algumas crenças muito comuns:

- Dinheiro é a raiz de todo mal;

- Se você não nasceu rico, provavelmente nunca será;

- Ganhar dinheiro é muito difícil;

- Dinheiro não traz felicidade;

- Só se vive uma vez;

Se identificou com alguma dessas crenças? Alguma vez já pensou dessa forma? Pois é, muitas pessoas possuem essas crenças e várias outras. Mas saiba que independente das suas crenças financeiras é possível modificá-las.

Agora que você já sabe como as crenças influenciam suas decisões financeiras sempre reforce uma nova maneira de pensar e lidar com seu dinheiro. Seja responsável pela sua vida e pelos seus resultados!

Jéssica Schmitt

Psicóloga Clínica - CRP: 12/15478

Consultoria Financeira

Psicoterapia para Adolescentes e Adultos

(47) 99220-9664

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários