Treviso Pizzaria_970x90
EDUCAÇÃO

Entenda como ficará o atendimento na Rede Municipal de Educação

Novos regramentos serão adotados a partir do dia 23 de agosto

13/08/2021 09h15
Por: Redação
Fonte: www.blumenau.sc.gov.br
36
(Foto: Marcelo Martins)
(Foto: Marcelo Martins)

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), fez uma live na noite desta quinta-feira, dia 12, para os pais e responsáveis pelos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Na oportunidade foram anunciadas as novas regras e diretrizes pedagógicas para o retorno das aulas presenciais, de acordo com as normativas do Decreto n° 1.408, do Governo do Estado de Santa Catarina. Entenda a seguir como será o atendimento para os mais de 37 mil estudantes de Blumenau, que retornarão 100% a partir do dia 23 de agosto. 

 As aulas presenciais foram suspensas em 19 de março de 2020, devido à pandemia causada pelo Coronavírus. Em 6 de abril do mesmo ano, a Secretaria de Educação (Semed) iniciou com as Atividades de Aprendizagem Não Presenciais, por meio da plataforma Google Sala de Aula.

Para os estudantes que não tinham acesso às atividades pela plataforma do Google, a Secretaria de Educação (Semed) garantiu a educação de todos, por meio da entrega de material impresso nas Instituições de Ensino. Para os estudantes das famílias que não puderam buscar o material, foi feita a entrega na residência do estudante. 

Em 2020, mais de 500 kits de material impresso foram entregues pela Secretaria de Educação (Semed), isso foi resultado da busca ativa dos estudantes por parte dos gestores e professores. Em maio de 2020, 6,82% estudantes estavam sem acesso, reduzindo para 1,44% no fim do ano e atualmente há somente 0,50%.

 A escola tem se mostrado um ambiente seguro para estudantes e profissionais da educação. Os índices de contaminação no município de Blumenau, entre os dias 2 e 6 de agosto de 2021 são de 0,004% para estudantes e 0,07% para professores. Entretanto, é importante reforçar que é extremamente necessário manter todos os cuidados de saúde, como o uso de máscara, higiene das mãos e objetos, evitar tocar nos olhos, boca e nariz, além de manter o distanciamento estabelecido.  

O prefeito Mário Hildebrandt afirma que esta decisão é possível de ser tomada, com todos os cuidados e responsabilidade, além do apoio e compreensão dos pais nesse processo. ”Podemos juntos vencer mais esta etapa com o retorno 100% presencial. Temos um desafio, uma perda importante e nós vamos trabalhar efetivamente para recuperar com o seu filho dentro da escola, participando das atividades, com o professor lado a lado do estudante”, completa.

  

Mudanças na Educação

- Distanciamento 1,5m para 1 metro;

- Obrigatoriedade da vacinação para os profissionais da Educação;

- Retorno das Aulas 100% Presenciais no dia 23 de agosto de 2021;

- Ensino remoto na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos será para estudantes com comorbidades e/ou com Atestado Médico;

- Fica facultada a aferição da temperatura dos alunos, trabalhadores e visitantes, previamente ao seu ingresso nas dependências do estabelecimento de ensino.

- Os alunos, trabalhadores, visitantes e prestadores de serviços suspeitos ou confirmados devem ser afastados conforme orientações do Manual de Orientações da COVID-19 (vírus SARS COV-2) de Santa Catarina, de 23/10/2020, e suas atualizações, bem como a Nota Informativa nº 002/2021 ou outra que vier a substituí-la.

- A capacidade do transporte escolar está limitada obrigatoriamente à capacidade do veículo, considerando passageiros sentados;

- Serão seguidas todas as normativas descritas no Decreto n° 1.408, do Governo do Estado de Santa Catarina e da Portaria conjunta da SES/SED/DCSC nº 1967.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários