Treviso Pizzaria_970x90
EDUCAÇÃO

No dia dos profissionais da educação, entenda a importância de “aprender a aprender”

Desde o início da pandemia, a procura por cursos de pós-graduação cresceu e desenvolver novas habilidades profissionais virou regra

06/08/2021 14h34
Por: Redação
Fonte: Unicesumar

No dia 06 de agosto comemora-se o dia nacional dos profissionais da educação. A data é celebrada desde 2015 e tem como objetivo reconhecer e homenagear quem se dedica a área da educação. Mais do que nunca, esses profissionais merecem reconhecimento, afinal, para continuar levando educação de qualidade eles passaram por adaptações conturbadas no início da pandemia, e o cenário continua instável agora na retomada parcial das aulas presenciais em muitos estados. Desde então, a chave foi o desenvolvimento de novas habilidades - principalmente relacionadas à tecnologia e comunicação.

O ensino que foi adaptado para atender as demandas dos alunos durante a pandemia acelerou alguns processos tecnológicos, mas também o trabalho, a rotina de pais e estudantes, mas além deles, o processo de educação continuada para os profissionais de educação ganhou mais força. A diretora de graduação e pós-graduação EAD da Unicesumar, um dos dez maiores grupos de educação do país, Kátia Coelho, acredita que o despertar para novas possibilidades e novas maneiras de ensinar fez com que os profissionais, principalmente da área da educação, apostassem mais no seu desenvolvimento. Ainda segundo ela,  acontecerão mudanças significativas no mercado de trabalho. “É preciso romper as convenções e compreender a aprendizagem como um projeto de longo prazo que começa na primeira infância e não tem data para acabar. Quando falamos de quem está ensinando, isso é ainda mais forte”, explica, acrescentando que o lifelong learning, ou aprendizado ao longo da vida, tornou-se um imperativo dos novos tempos.

Esta tendência aumentou, significativamente, a procura por cursos de extensão, especialização ou aprimoramento, especialmente para quem quer e precisa adquirir novas habilidades. Na modalidade distância, as opções de pós-graduação lato sensu, incluindo especialização e master in business administration (MBA), por exemplo, somavam mais de 182 mil matriculados em 2017, segundo dados do relatório divulgado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). O mesmo relatório, em 2019, divulgado no início de 2020, apontou que mais de 17% das instituições de ensino superior entrevistadas estavam interessadas em começar a oferecer essa modalidade. Na EAD Unicesumar, já são mais de 40 mil alunos matriculados na pós-graduação.

Para “aprender a aprender” e para produzir pessoas capazes de criar e de co-criar, é importante que não somente os alunos, mas todo o ambiente acadêmico compreenda que é preciso estudar a vida inteira.

O conceito do lifelong learning vem para reforçar que a constante atualização do profissional em todos os âmbitos de sua vida: profissional, acadêmica ou pessoal, é uma aplicação prática da máxima que diz que sempre é possível (e necessário) aprender algo novo ou novas maneiras de se fazer algo”, conclui Kátia Coelho.  

 Mais do que homenagear, desenvolver

 Para colaborar com o desenvolvimento dos profissionais da área da educação, a EAD Unicesumar está oferecendo três cursos gratuitos: Instrumentalização do ensino de ciências; Primeiros socorros (obrigatório para profissionais das escolas) e Como superar momentos de crise.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários