Treviso Pizzaria_970x90
ARTIGO

Polinize-se (Lambuze - se)

Por Taiana Bratfisch

Taiana Bratfisch

Taiana BratfischNutricionista com Especialização em Neuropsicologia, Fitoterapia, Modulação Intestinal I, Nutrição Esportiva, Capacitação de Nutrição e Suplementação Esportiva, e Alimentação Especial e Estratégias de Controle da Obesidade E Aspectos Psicológicos e do Emagrecimento. MBA Coaching; Técnica em Nutrição e Dietética pela Uniasselvi. Atuo em Clínica de Nutrição e Estética, Treinamentos, Mentorias, Palestras empresariais, mentora de Cursos na Área do desenvolvimento da Nutrição Comportamental.

03/08/2021 10h50Atualizado há 3 anos
Por: Redação
Fonte: Taiana Bratfisch
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)
Taiana Bratfisch (Foto: Divulgação)

 O que é do gosto, regalo da vida! E além de trazer prazer, pode te auxiliar a eliminar uns quilinhos extras. Estou falando de algo que vai além de doçura: é sobre o mel, produto natural obtido a partir do néctar das flores e de excreções da abelha.

Entende-se que uma parte do que consumimos de mel vem de plantas polinizadas por insetos (80% dos quais seriam abelhas). A propósito, para produzir 450 g de mel, elas precisam visitar 2 milhões de flores! Ainda assim, as abelhas melíferas produzem de 2 a 3 vezes mais mel do que precisam… portanto, não estamos prejudicando a natureza se pegarmos esse excesso para o consumo. Fique tranquilo!

A cristalização do mel é um indício de sua pureza e, para evitar a perda de suas propriedades, é necessário deixá-lo em banho-maria a 40°C, até a completa descristalização.

Pensa em algo docinho, saboroso…O mel é um composto in natura multifuncional; rico em glicose e frutose, o mel é uma fonte energética que pode ser utilizada como alimento, adoçante e até medicamento. Seu consumo permite uma alimentação imediata e intensa de todo o sistema muscular, devido ao uso deste açúcar in natura, à glicose e o armazenamento de glicogênio no fígado, graças à frutose.

É por causa desta última que os diabéticos têm menos intolerância ao mel como fonte de açúcar, já que compõe aproximadamente 40% da substância.

Os carboidratos principais (açúcares do mel) são: Glicose, Frutose, Sacarose e a Maltose. Importante salientar que várias são as vitaminas presentes no mel, sendo as principais: Vitamina A Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B5, Vitamina B6, Vitamina C, Vitamina H, Vitamina PP. Entre os vários minerais existentes, fazem parte da composição do mel: Cálcio, Fósforo, Enxofre, Potássio, Cloro, Ferro, Manganês, Cobre, Sílica e Sódio.

As proteínas no mel são formadas basicamente pelos seguintes aminoácidos: Leucina, Isoleucina, Histidina, Metionina, Alanina, Fenilalanina, Glicina.

O mel, além de funcionar como um substituto do açúcar, é um produto que possui várias propriedades terapêuticas, destacando-se suas ações que auxiliam em todo organismo… algumas delas:

· Antibacteriana: Impede o crescimento de bactérias;

· Antibiótica: Combate infecções bacterianas;

· Anti-inflamatória: Impede ou ameniza a inflamação de tecidos;

· Antimicrobiana: Mata ou inibe o desenvolvimento de micro-organismos;

· Depurativa: Purifica o organismo eliminando substâncias tóxicas e resíduos;

· Emoliente: Amacia e deixa a pele mais flexível;

· Energética: Fornece energia;

· Cicatrizante: Estimula o processo de cicatrização;

· Imunoestimulante: Estimula e reforça o sistema imunológico.

Vale salientar que o mel, além de muitos benefícios, apresenta certo risco toxicológico. O efeito tóxico só surge quando a produção e o processamento são feitos de maneira inadequada ou as plantas visitadas por abelhas possuem substâncias tóxicas, mas isso pode ocorrer.

Nas inúmeras preparações, você pode substituir os açúcares processados e adicionar o fluido viscoso elaborado pelas abelhas. Existem outros tipos de mel; acompanhe:

Mel silvestre: Este é o mais ingerido no Brasil e é proveniente de diversas flores. É considerado interessante para a pele, vias respiratórias, tem efeito antioxidante e propriedades calmantes.

Mel de flor de eucalipto: Possui um sabor mais forte e coloração escura. É interessante para o tratamento auxiliar e alivio de infecções intestinais, vias urinárias e doenças respiratórias.

Mel de flor de laranjeira: Conta com sabor suave e regula a função intestinal e tem efeito calmante.

Mel de cipó-uva: possui ação antioxidante, especialmente no fígado, por isso pode ajudar a diminuir os efeitos do álcool no corpo.

Mel de assa-peixe: Possui aroma e sabor agradáveis e possui efeito calmante e expectorante.

Este adoçante natural possui potássio, interessante para o equilíbrio da pressão arterial, cálcio, importante para a saúde dos ossos, ferro, necessário para a prevenção da anemia, além de outros minerais. Vale associar este alimento com o própolis, substância complexa coletada e transformada por abelhas e que possui flavonoides. Os flavonoides apresentam propriedades antibactericida, sendo também um aliado às doenças do trato respiratório.

Vamos potencializar o seu dia adquirir bons hábitos e ter rotinas saudáveis;

Ame-se.

Cuide-se...

Beijo da Nutri.

Redes Sociais:

Watts: (47) 997862121  / 3288-3187

Telegram: https://t.me/taianabrnutri

Instagram: taianabratfisch.nutri

E-mail: taianabr.nutri@gmail.com

Facebook: TaianaBratfischNutricionista

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários