Treviso Pizzaria_970x90
MOBILIDADE

Duplicação da Ponte do Centro terá trânsito liberado neste domingo, dia 4

Estrutura é a concretização de um sonho do município de Blumenau

02/07/2021 11h00
Por: Redação
Fonte: www.blumenau.sc.gov.br
Foto: Eraldo Schnaider
Foto: Eraldo Schnaider

Uma cidade do tamanho de Blumenau com uma frota de veículos superior a 200 mil veículos não tinha mais tempo a perder discutindo o traçado ideal da ponte no Centro da cidade. Após várias propostas e projetos distintos, o município apostou na duplicação da Ponte Adolfo Konder e, um ano após o início da obra, está concretizando o sonho de uma nova transposição sobre o Rio Itajaí-Açu, ajudando assim a auxiliar na mobilidade entre o bairro Ponta Aguda com a região central. A nova estrutura será aberta ao trânsito neste domingo, dia 04, às 17h.

Além de beneficiar os veículos, a nova ponte também foi pensada em pedestres e ciclistas. Calçadas e ciclovia mais largas, iluminadas e protegidas por um novo guarda-corpo favorecem a acessibilidade e uma utilização mais segura para todos os modais.

“Sempre disse que projeto bom é projeto feito. Durante anos a cidade perdeu com os debates e brigas e nenhuma obra foi tirada do papel. Nós fizemos diferente!. Sem brigas, sem discussão política, com apoio e as devidas aprovações, com muito trabalho sério e técnico. Depois de muitos anos, Blumenau enfim ganha uma nova ponte para melhorar a mobilidade do Centro da Cidade. Essa é a primeira etapa concluída, da obra que prevê ainda a reforma da ponte antiga e então a finalização da duplicação da estrutura. Mais mobilidade, mais qualidade de vida para a comunidade, tirando do papel as obras que Blumenau aguarda há tantos anos”, destaca o prefeito Mario Hildebrandt.

Nova estrutura garantirá mais fluidez ao trânsito

Ao final da rota de lazer da Rua 15 de Novembro na tarde do domingo, dia 4, será liberado ao trânsito o acesso pela nova ponte, otimizando a circulação de veículos no coração da cidade. Complementando esta obra, a quarta faixa da Avenida Beira-Rio será liberada a partir da segunda-feira , dia 5, que também ajudará na fluidez do trânsito na região Central.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), serviços complementares que só podem ser executados mediante a liberação da nova ponte, ocorrerão posteriormente ao domingo. “Será necessário ainda sinalizar a ponte atual e implantar os canteiros nas duas cabeceiras, serviços estes que não podem ser realizados com o fluxo atual sobre a Ponte Adolfo Konder”, alerta o secretário da pasta, Michael Maiochi.

A ponte duplicada dispõe de 125 metros de comprimento, com 12,40 metros de largura, sendo 5,30m de pista, 4,35m de passeio e 2,75m de ciclofaixa. O investimento da Prefeitura na obra é de R$ 9,2 milhões, recursos viabilizados por meio do Finisa - Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, da Caixa Econômica Federal.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários