Treviso Pizzaria_970x90
TRÂNSITO

Entidade Laço Amarelo - Pedestre: Atenção em seu Deslocamento

Por SindsegSC – Sindicato das Seguradoras

01/07/2021 09h59
Por: Redação
Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras

Entre os principais desafios de mobilidade das grandes e médias cidades brasileiras está a proteção dos mais frágeis no trânsito, ou seja, pedestres, ciclistas e motociclistas. No último mês de abril, entrou em vigor mais uma lei que merece uma atenção especial de quem anda a pé. Entre as medidas alteradas pela lei 14.001/2020 está a nova sinalização sobre as conversões à direita.

A partir de agora, está regulamentada a conversão livre á direita em cruzamentos semaforizados. Eles devem estar devidamente sinalizados, ou seja, avisando aos condutores que, naquele espaço, ele poderá fazer a manobra, mesmo com o semáforo fechado para o fluxo.

Os condutores deverão também se atentarem para a travessia de pedestres naquele local. Além de reduzir a velocidade para realizar a conversão, é preciso olhar para o lado oposto ao sentido da via, para se certificar de que, não há pedestres atravessando o cruzamento.

Esse alerta também é importante para quem vai a pé. Ou seja, o pedestre deve estar atento pois, o veículo da esquerda estará parado, respeitando o semáforo fechado, mas quem vai pela direita, poderá convergir, mesmo com o semáforo na luz vermelha. Então, mais do que nunca, vale o alerta para que, ao caminhar a pé, esteja atento apenas para essa ação e não se distraia com nada, principalmente com o telefone celular.

O veículo poderá não se atentar para a presença dos pedestres naquela travessia. Então, cabe ao pedestre conhecer a regra e saber que, a partir de agora, alguns cruzamentos poderão ter essa liberação, bastando ter uma sinalização adequada e orientando aos motoristas e motociclistas sobre a permissão da conversão à direita.

Essa medida visa principalmente melhorar o fluxo de veículos, principalmente em ruas e avenidas onde há pouco trânsito de pedestres. Porém, consulte a sinalização no local onde você transita, entenda o que ela quer dizer tanto para você pedestre, como também para os condutores e siga seguro. Respeito e responsabilidade. Pratique no trânsito.

SindsegSC

O Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguro e de Capitalização de Santa Catarina, é uma Entidade Laço Amarelo, certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em reconhecimento às ações desenvolvidas por um trânsito mais seguro e responsável.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários