Treviso Pizzaria_970x90
PROCON

Procon de Blumenau orienta cautela ao usar o sistema PIX

Mesmo com as vantagens oferecidas pelo sistema, consumidores devem se atentar para os cuidados nas transações financeiras para evitar cair em golpes

22/06/2021 17h15
Por: Redação
Fonte: www.blumenau.sc.gov.br

A utilização do novo sistema de pagamento instantâneo PIX é uma inovação do setor bancário e muitos consumidores já fazem o uso da ferramenta para fazer as transações financeiras em segundos de forma rápida e gratuita. Na prática, o PIX é mais uma opção ao boleto, TED, DOC e até mesmo cartão de débito/crédito.  

Como a ferramenta apresenta vantagens, o Procon de Blumenau orienta cautela ao usar o PIX, lembrando aos consumidores que os cuidados devem ser os mesmos adotados para qualquer tipo de transação financeira. A orientação é a checagem dos dados do beneficiário ao realizar o pagamento ou transferência, seja uma pessoa física ou estabelecimento comercial. Ao digitar a chave do PIX, o consumidor deve se atentar se os dados apresentados pela ferramenta coincidem com a pessoa ou empresa que vai receber a transferência.

O Procon esclarece que os golpes mais comuns envolvendo o PIX recaem sobre falsas centrais de atendimento, onde o golpista entra em contato com a vítima se passando por um funcionário do banco ou empresa com a qual a vítima tem relacionamento. Neste caso, o golpista oferece ajuda para que o cliente cadastre a chave PIX ou diz que o usuário precisa fazer um teste com o sistema de pagamentos instantâneos para regularizar o cadastro. Neste momento, a vítima é induzida a fazer uma transferência.

Outra modalidade de fraude é com o uso do WhatsApp. O golpista escolhe uma vítima, adquire sua foto em redes sociais e descobre os contatos cadastrados no seu celular. O órgão de defesa também orienta que páginas falsas na internet também têm sido usadas para contatar a vítima, como o envio de mensagens para celulares, e-mails e mensagens nas redes sociais.

No primeiro caso, após clicar na mensagem, o cliente é direcionado para um site falso que oferece o cadastramento da chave de acesso. Nesta página falsa, será pedido à vítima que faça o acesso à sua conta bancária, sendo solicitados também os códigos de autenticação (tokens).

PIX agendado
O Procon sugere cautela em relação ao PIX agendado, já sendo utilizado por algumas instituições. O fraudador entre em contato com a vítima avisando que fez um PIX equivocado e que precisa do valor para quitar uma conta urgente. O usuário acredita e devolve ao golpista o valor sem antes ter recebido o crédito em sua conta. Neste caso, o fraudador se utiliza do PIX agendado, cancelando a transação financeira após ter recebido o dinheiro da vítima. O órgão de defesa sugere atenção especial nestes casos, já que o consumidor pode não se atentar que o PIX realizado pelo golpista está agendado.

“Infelizmente ainda há pessoas que caem em golpes deste tipo, porém há omissão das instituições financeiras que deveriam de alguma forma rastrear as transferências a pedido do usuário vítima do golpe, bloqueando a conta do favorecido, até que a situação seja esclarecida. Ainda que o valor tenha sido rapidamente sacado pelo golpista, aplicado ou utilizado, terá um rastro. Isso é compromisso social”, diz o coordenador do Procon, André Moura da Cunha.

Vantagens do PIX
Por meio da ferramenta, que funciona 24 horas por dia, incluindo nos feriados, o consumidor realiza a transação financeira de forma rápida e gratuita, enviando e recebendo dinheiro instantaneamente. Mesmo quando a conta de destino é de um outro banco, não há cobrança de taxas pela transferência até um limite de 30 operações por mês.

Para obter o PIX existem quatro tipos de chaves que podem ser usadas e cadastradas para as transações financeiras, como o número de CPF/CNPJ, o endereço de e-mail, o número do telefone celular e a chave aleatória, lembrando que ainda não é obrigatório cadastrar uma chave para usar a ferramenta. Caso o usuário queira usar o sistema de pagamento instantâneo, sem a chave PIX, será preciso digitar todos os dados bancários do destinatário para realizar uma transação.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários