Treviso Pizzaria_970x90
CULTURA

Sandra Bugmann ministra oficina de pintura Bauernmalerei no dia 25 de junho, em Blumenau

No mesmo dia, haverá live de inauguração e entrega da pintura produzida pela artista no muro da Praça Hilda Bublitz, na Vila Itoupava, demonstração da pintura, além de exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos da oficina, no canal www.youtube.com/sandrabugmann

09/06/2021 17h00
Por: Redação
Fonte: Nane Pereira Comunicação e Arte
Sandra R. C. Bugmann, iniciando a pintura do muro em Bauernmalerei na Vila Itoupava Foto: Maurilio C. Bugmann
Sandra R. C. Bugmann, iniciando a pintura do muro em Bauernmalerei na Vila Itoupava Foto: Maurilio C. Bugmann

Pintura camponesa alemã. No dia 25 de junho, a artista Sandra Bugmann ministra oficina gratuita de Bauernmalerei, técnica de pintura alemã, oriunda dos Alpes europeus. A oficina ocorre das 13h30 às 16h30, na Praça Hilda Bublitz, na Vila Itoupava, em Blumenau, será presencial e com apenas 10 vagas, devido às restrições por conta da pandemia de Covid-19. Pessoas interessadas podem se inscrever gratuitamente pelo WhatsApp (47) 99112-4295. No mesmo dia, das 18h às 20h, haverá live de inauguração e entrega da pintura produzida pela artista Sandra Bugmann no muro da Praça Hilda Bublitz; demonstração da pintura, além de exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos da oficina; pelo canal www.youtube.com/sandrabugmann

“Desde pequena, muito pequena mesmo, tenho fascinação pelo desenho, pintura, todas as formas de arte e artesanato. Há 26 anos, minha mãe e grande incentivadora, viu uma matéria no Suplemento Feminino do Estadão sobre o Bauernmalerei com os trabalhos da artista Maria Carmen Osterne, de São Paulo. Ficamos encantadas na época. Já adulta e casada, fomos fazer um curso, em São Paulo, com essa professora. O Maurilio (meu esposo) e eu. O curso durava uns dois meses, tanto insistimos que ela concordou em dar quatro aulas em dois dias. Ficamos pintando fundos de peças e secando com o secador no quarto do hotel para pintar o maior número de peças possível. Na volta, logo aconteceu a primeira Mostra Bordeaux. Conseguimos um mini espaço e usamos peças com Bauernmalerei. Muitas pessoas começaram a pedir curso e comecei a dar aulas. Não tinha muito material sobre o Bauernmalerei, mas fui pesquisando e conseguindo buscar livros da Alemanha e dos Estados Unidos, estudando, treinando, pintando e assim por diante. Tenho profunda admiração pelas pinturas folclóricas e pelo Bauernmalerei, em especial, e pensava que essa técnica deveria ser mais divulgada e valorizada. Tem uma aldeia na Polônia, Zalipie, em que as pessoas pintam flores, em um outro tipo de pintura folclórica, nas paredes das casas. Surge então a ideia de transpor o Bauernmalerei do ambiente interno, das peças e móveis para a superfície mais ampla do muro ou da parede, pintando flores e elementos bem grandes. Uma forma de divulgar, difundir e permitir que mais pessoas conheçam e se encantem com as flores características da técnica”, afirma Sandra.

“Pintar Bauernmalerei faz bem para a alma. Nos cursos eu presencio as pessoas começarem a relaxar, conversas fluírem, a alegria de superação, pois é preciso aprender a pincelada em forma de vírgula, que todos aprendem, mas exige um certo treino inicial, recordações afluem.  E no fim surge a grata satisfação de uma pintura feita por si mesmo (a) ”, celebra a artista.

Por ser um evento ao ar livre, em caso de problemas relacionados às condições climáticas as ações serão remarcadas para a semana seguinte. Os materiais para a oficina serão disponibilizados pela artista para uso no dia da ação. O projeto Bauernmalerei: Resgate de uma Tradição, de Sandra R. C. Bugmann, é aprovado pelo 2º Prêmio Herbert Holetz do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau (004/2019). 

BAUERNMALEREI

A palavra, em tradução livre do alemão, significa Pintura Camponesa. Aqui no Brasil, esta pintura vem sendo denominada Pintura Camponesa Alemã. Segundo a artista Sandra Bugmann, é uma arte folclórica muito antiga. “Seu surgimento data de meados do século XVII e foi influenciado pela grande fascinação dos europeus por peças e móveis laqueados e decorados trazidos do Oriente. Como a importação dessas peças era algo trabalhoso, demorado e muito caro, artesãos e marceneiros daquela época procuravam de toda maneira desenvolver uma técnica adequada aos materiais de que dispunham para enfeitar seu mobiliário. Logo, foram adaptando e desenvolvendo um estilo próprio. Esta atividade não se restringiu às classes mais altas. A ideia foi se disseminando e surgiu na região dos Alpes, onde hoje situa-se o Sul da Alemanha, uma técnica de pintura que utilizava motivos ingênuos e simples para valorizar peças feitas de madeiras de qualidade inferior. A princípio eram feitas imitações rústicas de madeiras nobres ou pedras como granito ou mármore. Posteriormente começaram a ser utilizados motivos geométricos aos poucos foi se desenvolvendo outros temas como flores, paisagens e até mais complexos como retratos e motivos religiosos. A simplicidade da técnica fez com que este tipo de pintura se tornasse popular entre os camponeses e suas famílias, constituindo-se um legado que era passado de geração em geração”, explica.

Sandra comenta que muitos fatores contribuíram para o seu surgimento e todos estão relacionados com a expressão de amor pela vida, pela arte e pela alegria. “Em sua essência, esta arte simboliza a força da humanidade na superação das adversidades, o espírito de renovação. A simplicidade de seus traços, a ingenuidade de seus motivos e símbolos, fazem desta pintura uma excelente atividade de lazer, que proporciona tranquilidade. O fato de que os motivos são fáceis de reproduzir e não exigem concentração e atenção exclusiva, permite que as pessoas possam pintar em grupos, conversando, contando histórias e trocando conselhos como nos tempos antigos. O resgate desta técnica está relacionado com o resgate de alguns valores que deixamos para trás e muitas vezes, sentimos saudades, uma sensação estranha de que, em meio ao tumulto do progresso, estamos perdendo alguma coisa”, acrescenta.

“Durante minha prática de professora de pintura Bauernmalerei e ministrante de oficinas de artes, ofícios e criatividade percebi o efeito libertador e de empoderamento, a promoção de insights e o sentido de conexão consigo mesmo e com referências culturais promovido pelo exercício de um fazer ou expressão vinculados a um saber ancestral ou tradicional. Tal percepção despertou o interesse em compreender e conhecer mais sobre esse processo e esses saberes e fazeres. Dentre os muitos tipos de pinturas folclóricas passei a pesquisar com ênfase a técnica Bauernmalerei por ser vinculada à tradição germânica, uma forte referência cultural de Blumenau e região tendo em vista a colonização alemã e ao grande número de descendentes alemães. Esse estudo aumentou meu encantamento pela técnica e trouxe a percepção de que existe pouca literatura e pesquisa mais aprofundada, alertando para a necessidade de promover o resgate dessa pintura tão significativa e detentora de um legado cultural ancestral” complementa.

A ARTISTA

Sandra R. C. Bugmann é graduada em Licenciatura em Artes Visuais, pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com Mestrado em Educação pela FURB e especialização em Direção de Criação, pelo Instituto Orbitato, de Pomerode (SC), e Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em São Paulo (SP). Além de pintora, atua como professora de pintura da técnica Bauernmalerei há mais de 20 anos, também coordena oficinas de artes para crianças, adultos e longevos, além de lecionar História da Arte, Elementos da Linguagem Visual, Semiótica e Laboratório de Criatividade em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Artes e Design de Moda nas seguintes instituições: FURB, SENAI e IPGEX, em Blumenau e Região. É Diretora de Criação do Bugstudium - Projetos Criativos, coordenadora do Bugstudium - Oficina de Criação. Acompanhe pelo www.youtube.com/sandrabugmann

SERVIÇO

Oficina de Pintura Bauernmalerei, com Sandra Bugmann
25 de junho
Das 13h30 às 16h30
Local: Praça Hilda Bublitz (Rua Erwin Manske, 2080, Vila Itoupava, Blumenau/SC)
Inscrições gratuitas pelo WhatsApp (47) 99112-4295 (Até 10 pessoas)
Materiais para a oficina serão disponibilizados pela artista para uso no dia da ação.

Das 18h às 20h
Live: Inauguração e entrega da pintura produzida pela artista Sandra Bugmann no muro da Praça Hilda Bublitz; demonstração da pintura, além de exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos da oficina
Pelo canal www.youtube.com/sandrabugmann
OBS: Por ser evento ao ar livre, em caso de problemas relacionados às condições climáticas as ações serão remarcadas para a semana seguinte.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários