Treviso Pizzaria_970x90
PERSONALIDADE

Conheça o Comandante do Corpo de Bombeiros de Blumenau, Tenente Coronel Jorge Artur Cameu Júnior

Personalidade em Destaque

07/06/2021 08h46Atualizado há 3 anos
Por: Redação
Tenente Coronel Jorge Artur Cameu Júnior
Tenente Coronel Jorge Artur Cameu Júnior

O Portal de Noticias Correio Comunitário conta com o quadro “Personalidades em Destaque”.  A prioridade na divulgação e destaque é para personalidades que são as autoridades civis e militares de nossa cidade, também o destaque para personalidades públicas titulares de instituições públicas e governamentais.

Vamos conhecer o Comandante do 3º Batalhão de Bombeiros de Blumenau (3º BBM), Tenente Coronel Jorge Artur Cameu Júnior. Ele assumiu o comando no dia 10 de fevereiro deste ano. Na ocasião este Portal de Notícias divulgou matéria sobre a passagem de Comando, uma vez que é importante a comunidade ser informada sobre as personalidades/ autoridades que estão à frente das instituições e órgãos públicos, em especial das instituições de segurança.

O 3º. Batalhão de Bombeiros Militar atende 14 municípios do Médio Vale do Itajaí e é referência no Estado. Também é importante que a comunidade saiba que o Corpo de Bombeiros, além dasatribuições funcionais titulares da instituição, também trabalha a questão social e a participação comunitária. Este é um motivo de destacarmos a importância da parceria entre o Corpo de Bombeiros, as demais instituições de segurança com as entidades, em especial os Conselhos Comunitários de Segurança.

Ten Cel Cameu foi promovido ao posto de Tenente-Coronel em 13 de junho de 2018, antes de assumir o comando do 3º BBM, no dia 10 de fevereiro deste ano, atuava como Coordenador Militar do Gabinete da Vice-Governadora do Estado de Santa Catarina. É casado com Suellen e possui dois filhos, Gabriela e Jorge Artur.É natural de Florianópolis, nascido em 20 de março de 1979 e filho de Jorge Artur Cameu e de Juvelina da Silva Cameu. Seu pai é bombeiro militar e por conta disso passou sua infância em Blumenau, de 1979 a 1987, período em que seu pai serviu no Corpo de Bombeiros após a conclusão do Curso de Formação de Sargentos.

A sua trajetória militar iniciou quando incorporou às fileiras da Polícia Militar em 20 de fevereiro de 1998, como cadete, no Curso de Formação de Oficiais, sendo declarado aspirante-a-oficial em 22 de dezembro de 2000, após ter sido classificado no 10º. Batalhão de Polícia Militar (Blumenau), onde desempenhou, durante três anos, as funções de oficial subalterno. Neste período, exerceu por cerca de dois anos a função de Comandante da Base Operacional da Velha tendo, na época, acompanhado bem de perto os trabalhos desenvolvidos pelos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança).

Em 2003, transferiu-se para o Corpo de Bombeiros Militar, sendo classificado no 3º BBM.

Concluiu o Curso de Especialização de Bombeiro para oficiais em 2005 e o Curso de Comando e Estado-Maior em 2013.

É pós-graduado Lato Sensu em Prevenção ao Crime pela Unisul, em 2002 e também em Gestão Pública pela UDESC em 2013.

Ao longo da carreira, comandou o Corpo de Bombeiros Militar em Barra Velha e o 12º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em São Miguel do Oeste.

Serviu em Itajaí no 7º Batalhão de Bombeiro Militar, e em Florianópolis também teve passagens pela diretoria de ensino, pela Ajudância-Geral da Corporação e pela Secretaria de Estado da Saúde.

Tenente Coronel Cameu foi condecorado com: Medalhas de Mérito por Tempo de Serviço Categorias 10 e 20 anos, Medalhas de Mérito Bombeiro Militar Categoria bronze, prata e ouro, Medalha de 80 anos do Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina, Medalha de 90 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Medalha Hugo Stockler de Souza, Medalha de Mérito Comunitário do CBMSC e Medalha Defesa Civil Barra Velha.

O colegiado do Correio Comunitário, integrante de vários conselhos e associações de Blumenau, deseja sucesso ao comandante Ten. Cel. Cameu, e, acredita na continuidade da parceria entre o Corpo de Bombeiros de Blumenau, através docomando, sua corporação e as lideranças comunitárias, uma vez que com esta parceria quem ganha é a comunidade.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários