Treviso Pizzaria_970x90
AGENDA AMBIENTAL 21

Agenda Ambiental 2021, um ano para construir uma nova relação com o planeta

...

05/06/2021 11h58
Por: Redação
34

 “Devemos unir forças para superar a crise das mudanças climáticas e a pandemia da COVID-19, como parte de uma transição para um futuro sustentável e inclusivo”, disse o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, em sua mensagem de Ano Novo à 2021.

Guterres garantiu que a ambição central das Nações Unidas em 2021 será construir uma coalizão global para atingir a neutralidade de carbono (emissões líquidas zero) até 2050.

Os pacotes de recuperação pós-COVID-19, se implementados corretamente, podem ajudar a virar a maré e colocar o planeta em um caminho mais sustentável.

Cada governo, cidade, empresa e indivíduo podem desempenhar um papel na concretização desta visão. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente está pronto para realizar seu trabalho de liderança e incentivo ao trabalho conjunto no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos para melhorar sua qualidade de vida sem comprometer as gerações futuras.

 

Nossa produção e consumo insustentáveis estão devastando a #natureza, acelerando as mudanças climáticas e poluindo nosso mundo. Enfrentar as três crises planetárias está no centro da estratégia do #PNUMA para os próximos 5 anos. #Pela Natureza

 

Além de publicar uma série de relatórios e publicações abordando questões relacionadas ao clima, biodiversidade e poluição, e implementar projetos relacionados, o PNUMA hospeda as secretarias dos principais acordos ambientais multilaterais e órgãos de pesquisa que continuarão seus esforços para se unir nações e a comunidade ambiental no enfrentamento dos maiores desafios de nosso tempo.

 

Principais eventos programados para 2021

 

Observação importante: como em 2020, devido à pandemia de COVID-19, as datas ainda podem estar sujeitas a alterações. Siga este site e as redes sociais do PNUMA ao longo do ano para se manter atualizado.

 

25-26 janeiro:Cúpula de Adaptação Climática

 

22-24 fevereiro: A primeira parte da quinta Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA 5) será realizada online em virtude das restrições do COVID-19. A UNEA é o órgão máximo de tomada de decisões ambientais.

3 de março:Dia Mundial da Vida Selvagem

22 de maio:Dia Internacional da Diversidade Biológica

Maio:Conferência de Biodiversidade da ONU (COP 15)

5 de junho:Dia Mundial do Meio Ambiente

5-9 de julho:5ª Reunião da Conferência Internacional sobre Gestão de Substâncias Químicas

8 de junho:Dia Mundial dos Oceanos

Julho:Conferência das Nações Unidas para o Oceano

19 a 30 de julho:Reuniões das Conferências das Partes da Convenção de Basileia, Roterdã e Estocolmo sob o tema “Acordos globais para um planeta saudável - Gestão racional de produtos químicos e resíduos”.

7 de setembro:Dia Internacional do Ar Limpo para um céu azul.

Setembro: 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU.

3-11 de setembro:Congresso Mundial de Conservação organizada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

29 de setembro:Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos.

Setembro/outubro:Cúpula de Sistemas Alimentares.

Outubro:Segunda Conferência Global sobre Transporte Sustentável da ONU.

1 a 12 de novembro: Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26).

1 a 5 de novembro: Quarta reunião da Conferência das Partes da Convenção de Minamata sobre Mercúrio (COP4).

6 de novembro: Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Guerra e Conflitos Armados.

7 a 10 de dezembro: Convenção de Barcelona (COP22).

Duas décadas importantes começam em 2021: a Década de Restauração de Ecossistemas da ONU e a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Além disso, é o Ano Internacional das Frutas e Vegetais, iniciativa que visa conscientizar sobre o importante papel desses alimentos na nutrição humana, segurança alimentar e saúde, bem como na redução das emissões de gases de efeito estufa e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários